A Cidade da Criança receberá nesta sexta-feira (23/05), a partir das 13h, 42 alunos recém-formados do curso de ‘Bombeiros Profissional Civil’ de Presidente Prudente para treino na tirolesa. Nesta, que é a terceira etapa de atividades, os estudantes colocarão em prática a teoria aprendida durante o curso profissionalizante, onde executarão uma demonstração de trabalhos de salvamento em alturas, com Técnicas de Escalada e Rapel, simulando socorro em locais elevados.

De acordo com o docente Nassim Galindo, as atividades serão através de técnicas operacionais com uso de materiais e ferramentas de desencarceramento de vítimas presas entre as ferragens, como ocorre nos grandes acidentes automobilísticos, aeroviários ou marítimos. “Será através das atividades práticas que eles demonstrarão habilidades e certificação para exercício da profissão”, explica.

Conforme Adolfo Padilha, diretor-executivo do local, o Parque tem uma diversidade de serviços que, a pedido do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, são em um espaço à disposição de entidades e corporações. “Temos parceria com Tiro de Guerra e entidades filantrópicas, como a Polícia Militar e Rodoviária, que utilizam da nossa infraestrutura para treinamentos e outras práticas”, afirma.

Além das simulações, os alunos também abordarão no curso os módulos de combate a incêndio, primeiros socorros em APH (Atendimento Pré-hospitalar), salvamento terrestre e em alturas com resgate de vítimas em locais de difícil acesso, como em galerias, espaços confinados, poços, fossas, matas, florestas, entre outros. “Além disso, os alunos atuam em catástrofes frente a desmoronamentos e fortes chuvas”, pondera. (Assessoria de Imprensa – Cidade da Criança)

Fonte: Assessoria de Imprensa – Cidade da Criança