Acontece na noite desta sexta-feira (28) às 19h30, na Galeria Takeo Sawada do Centro Cultural Matarazzo, mais um lançamento literário de autor prudentino. Ieda Maria Munhós Benedetti apresenta ao público seu trabalho “Saúde do Professor: Desafios da Escola Contemporânea”.

O livro dedica-se a discutir escola, educação e saúde dos professores. Para isso, vale-se de estudos de caso, estatísticas, análise de teóricos da sociedade pós-moderna e interpretações da fisiologia que contribuem na reflexão sobre o mal-estar docente, as questões da globalização, o consumismo e a contemporaneidade. Seu público-alvo é formado professores, estudantes e demais interessados.

Saúde dos professores, saúde dos educadores, mal-estar do docente, adoecimento professoral, condições de trabalho e efeitos sobre a saúde dos professores são assuntos de pesquisa desde a segunda metade do século XX. As transformações da sociedade exigiram mudanças no papel do professor. Agora, exige-se uma dedicação mais ampla, para além da sala de aula: o professor deve mediar processos de ensino e aprendizagem, articular escola e comunidade e participar da gestão escolar.

É nesse cenário que Ieda Benedetti nos apresenta sua obra Saúde do Professor e os Desafios da Escola Contemporânea, com o intuito de somar esforços na busca dos sentidos subjetivos da prática docente. São oferecidos estudos de caso, estatísticas, análises e aspectos da fisiologia que se relacionam com elementos sociais e psicossomáticos do adoecimento dos professores.

Para além de um lugar de medicalização e adoecimento, a escola precisa ser lugar de educação e desenvolvimento humano.