A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulga nesta terça-feira (02) a confirmação de mais 300 casos positivos de dengue em Presidente Prudente. Com os novos registros, o município contabiliza 1467 catalogações da doença no decorrer do ano.

Segundo a coordenadora do órgão, Vânia Maria Alves Silva, há muitas notificações e muitos exames aguardando resultados. “Lembrando que esses casos referem-se até meados de maio e nós ainda temos resultados a saírem. Acreditamos que esse número ainda aumente, até porque ainda estamos no período crítico, que vai de outubro a maio, e o mês referência ainda é maio, ou seja, estamos avaliando que são casos de pessoas com início de sintomas da doença no final de abril e meados de maio”, enfatiza.

Além disso, de acordo com a coordenadora, os agentes ainda têm encontrado situações propícias para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença, nas residências. “Estamos no período de chuvas e toda vez que chove, mesmo estando frio as pessoas tem que olhar o quintal após a chuva, olhar se tem algum recipiente que acumulou água, guardar o que tem que ser guardado e eliminar o que não precisa estar na casa, cuidar dos vasos de planta, calhas entupidas”, enumera.

Quanto às pessoas que apresentem os primeiros sintomas da doença, a orientação é que procure o serviço de saúde sem demora “É importante que essas pessoas tenham os cuidados, procurem a assistência médica, evitem áreas expostas, usem roupas que deixem menos áreas expostas para que os mosquitos não piquem os doentes e piquem outras pessoas”.

A coordenadora finaliza dizendo que todo o trabalho de responsabilidade do município vem sendo feito, desde o bloqueio de controle de criadouros, as nebulizações para os casos positivos, até os autos de infração para situações que favorecem o aparecimento do mosquito.