Com mais de 300 participantes, a Segunda Corrida da Lua, realizada na Cidade da Criança, superou sua marca de inscrições. A competição, que contou com corrida e caminhada de 5 km aconteceu neste sábado, 29 de agosto, através de trajeto iniciado no Kartódromo Ayrton Senna.

A homenageada da vez foi a secretária municipal de Esportes (Semepp), Maria Cristina Borges Madeiral, a “Tute”. Conforme ela, o público do esporte prudentino aprova esse tipo de evento, por isso a participação foi muito positiva. “A Cidade da Criança tem proporcionado benfeitorias em Prudente, o que a torna o principal ponto turístico da região”, testemunhou.

Em parceria com o Jornal O Imparcial e Rádio 98FM, foram arrecadados cerca de 380kg de alimentos não-perecíveis o qual será destinado ao Fundo Social de Presidente Prudente.

Roberto Rodrigues é veterano na Cidade da Criança, onde participou da Primeira Corrida da Lua, em 2012, vencendo em 1° lugar na categoria idoso masculino na ocasião. “Foi uma competição muito cansativa naquela época, mas agora o trajeto foi mais tranquilo”, relatou.

Em sua 365° corrida, o experiente William Graça disse que além de uma alimentação correta, o preparo antes de qualquer atividade física deve ser intensivo e disciplinado para não haver exaustão; “a competição foi desafiadora, onde cada corredor soube avaliar seu potencial”, afirmou. Fernanda Pedrozza também participou de outrora corrida, onde conquistou a 1° colocação. Novamente no pódio, a campeã também concordou que a corrida foi mais acessível do que a primeira, permitindo que qualquer público participasse do trajeto.

Vindos da África, os amigos quenianos Diane Bangaly e Karifa Mansare, e o angolano Frank Frangueira - que conquistou a 3° colocação - também estiveram presentes. “Essa corrida foi muito importante para o Frank treinar para próxima competição juvenil que será realizada em 2016 o qual fará um bom trabalho representando seu país”, afirmou o treinador Márcio Antônio Ferreira.

Super Lua:

Após a corrida, os participantes puderam presenciar a Super Lua através de telescópios no Observatório Anwar Dahma. As irmãs competidoras Silvia e Bianca Miranda foram prestigiar o fenômeno lunar; “não poderia ir embora sem passar por aqui”, garantiu Silvia. Para ela, o local oferece uma estrutura interessante que não tem em outras cidades; “podemos ficar mais próximo do universo sem sair de Presidente Prudente, complementou Bianca.

Conforme o planetarista responsável pelo local, Marcos Eugênio da Costa, a denominação Super Lua, na verdade, nada mais é que o Perigeo, ou seja, quando o satélite natural está mais próximo da Terra, cerca de 386mil/kilômetros de distância. Já o Apogeo (mais distante) pode chegar a 400mil/kilômetros. “A lua também fica 30% mais brilhante na Super Lua”, ressaltou Marcos. Tal fenômeno também acontecerá nos meses de setembro e outubro, onde no dia 28 do próximo mês acontecerá a Lua Sangrenta, que é o eclipse total.

Categoria feminina/tempo de prova

1° - Laura Andrade (19m42)

2° - Marli Correa (20m14)

3° - Fernanda Pedrozza (20m15)