No último sábado (29/08), a Escola Municipal “Dr. Pedro Furquim” realizou a Mostra Pedagógica dos trabalhos realizados pela unidade escolar no primeiro semestre letivo de 2015.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, que elogiou o trabalho desenvolvido. “Esta é uma equipe de guerreiros e confiamos em vocês para executar um trabalho de qualidade junto à nossas crianças”. Em seguida, juntou-se ao público presente para prestigiar as apresentações.

Na ocasião, a pré-escola apresentou aos pais um pout-pourri de músicas folclóricas resgatando canções que fazem parte da tradição do país. Na sequência, os alunos do 1º ano fizeram a dramatização da música “Pela estrada afora”, do filme Chapeuzinho Vermelho.

Já o 2º ano, lembrou o compositor de MPB Vinícius de Moraes com a música “O pato”, cantada pelos alunos. Dando continuidade, as professoras de Práticas Circenses do Programa Cidadescola fizeram uma apresentação de dança no tecido. “Foi um momento ímpar que encantou os pequenos presentes no evento” enfatizou Malu Vilela, professora comunitária do programa.

Em seguida, o 3º ano exibiu um vídeo com uma versão de “A sopa de pedra” (releitura da peça Sopa Supimpa, do Grupo Triii e Palavra Cantada) resultado de um amplo trabalho realizado pelas professoras Karina Sacardo, Maria José e Tatiane dos Santos Maria. O 4º ano surpreendeu os presentes com a leitura de versos de cordel produzidos por eles retratando suas vivências diárias.

Finalizando as apresentações, o 5º ano mostrou brinquedos feitos de sucata como o corrupio e o pé de lata e brincadeiras tradicionais como pular corda e pular elástico. “Neste mundo com tanta tecnologia as crianças estão preferindo os jogos eletrônicos e acabam perdendo a oportunidade de se relacionar com os outros” enfatizou a professora Mariza Gonçalves Rodrigues. Já a professora Rosângela Cavalaro, lembrou os presentes que estas brincadeiras também são ótimas oportunidades para a prática de atividades físicas.

Depois das apresentações, alunos e professores mostraram aos presentes o trabalho desenvolvido ao longo de todo o primeiro semestre. Para o diretor Sérgio Eduardo Gomes da Silva, ver a comunidade escolar presente é honroso. “É um momento muito importante para a divulgação e valorização do trabalho pedagógico realizado por toda equipe”.

Durante a exposição, a sala de recursos foi um dos espaços visitados pelas famílias presentes que puderam conhecer o trabalho realizado pela professora Débora Christiane Silva do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Para a Orientadora Pedagógica Andréia Pazetto, era visível no semblante das crianças e de seus professores a satisfação pelo resultado da Mostra.

“Eis a escola em todas as cores, sons, aromas e sabores” finalizou o diretor.