O Governo de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nessa tarde (24/02) uma reunião para discussão do Plano Municipal de Educação (PME), no Centro de Formação Permanente dos Profissionais de Educação (Ceforppe).

A abertura do encontro foi feita pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, que afirmou sendo a educação prioridade desde o início de seu governo. “Chegou o momento de adequarmos nosso Plano Municipal que já existe ao Plano Nacional de Educação. É de suma importância a participação da comunidade prudentina, já que esse é um trabalho a longo prazo (10 anos). Sendo assim, nossa preocupação é que o progresso já alcançados nos índices de educação sejam continuados nas próximas administrações”, enfatizou.

O promotor da Vara de Infância e Juventude, Luiz Antônio Miguel Ferreira proferiu uma palestra para contextualizar o trabalho, explicando a importância do Plano para o Município. “A elaboração do Plano é uma preocupação do Ministério Público Estadual. Deve traduzir a realidade educacional do município com projetos e estratégias para melhorar a qualidade da educação, ou seja, o efetivo desenvolvimento do aluno. Deve ser elaborado com participação democrática e efetiva”, declarou.

No encontro, foram definidos os participantes das comissões e o cronograma de trabalho para adequação do Plano, que engloba ações de todas esferas administrativas atuantes no município.

Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação (PNE) e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do Município.

O novo PNE (Lei 13005/14),determinou o prazo de apenas um ano – que termina no dia 24 de junho de 2015 - para que Estados e Municípios elaborem seus correspondentes planos decenais de Educação. A partir de julho deste ano, o Plano de Educação em vigência passa a ser condição para ter acesso aos recursos federais do Plano de Ações Articulado (PAR).

“No encontro de hoje foi possível ter uma visão global do trabalho que temos a frente, com prazo para concluir. Conseguimos reunir o Executivo, Legislativo, Promotoria e a sociedade civil organizada para iniciar os trabalhos nas comissões técnica e coordenadora”, afirma a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi.

O próximo compromisso da Comissão Técnica eleita hoje será no mesmo local, às 8:30 do dia 5 de Março.