Com o intuito de discutir melhorias no sistema viário e buscar inovações para o trânsito de Presidente Prudente, o pedagogo da Semav Renato Gouvea, esteve nesta terça-feira (30/06) na capital Paulista. No período da manhã, foi recebido por representantes da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, na sede da Companhia localizada no centro de São Paulo.

Na oportunidade, foram abordados diversos assuntos com destaque para as campanhas educativas de conscientização, engenharia de tráfego, estatísticas, fiscalização e modernização do atendimento on-line. No período da tarde, o segundo compromisso oficial na capital foi no auditório do Detran, onde aconteceu o Ciclo de Palestras: Segurança Viária para Idosos, evento promovido pelo Detran em parceria com a Fundácion Mapfre. A Fundácion Mapfre, também desenvolve diversas ações com a SEMAV, com destaque para o Programa de Educação para o Trânsito Na Pista Certa.

O evento contou com a presença do Diretor- Presidente do Detran/SP Daniel Annenberg, que anunciou duas novidades para os próximos dias. A primeira é a assinatura no próximo dia 10 desde mês do Código de Ética do Detran, que acontecerá no Tribunal de Justiça de São Paulo e provavelmente até o dia 15 de julho será lançado pelo Governador Geraldo Alckimin o Programa Estadual de Segurança Viária, que envolverá Estados e Municípios. O representante de Presidente Prudente, já sinalizou que o município está a disposição para realizar programas que possam reduzir o número de vitimas no trânsito. A Diretora da Fundación Mapfre Fátima Lima, também abrilhantou o evento e falou das ações que a Fundácion Mapfre realiza em prol da segurança viária.

Dando continuidade aos trabalhos, o coordenador do Observatório Paulista de Trânsito, José Antonio Oka apresentou as taxas de óbitos e internações decorrentes de acidentes de trânsito envolvendo idosos. Presidente Prudente apareceu entre as 20 cidades do Estado com 8 óbitos.

A capitão Adriana Leandro de Araújo do Corpo de Bombeiros, abordou a mudança nos atendimentos da corporação que foi criada para combater incêndios e atualmente o maior número de chamados para o Corpo de Bombeiros estão relacionados aos acidentes de trânsito, ou seja, ações de resgate. Fechando as explanações a Mestre em Gerontologia e fonoaudióloga Sandra Regina Gomes, que também tem em seu currículo a convivência de trabalho com o mestre Paulo Freire, abordou o envelhecimento. Ela destacou que a Organização Mundial de Saúde calcula que em 2050 haverá 2 bilhões de idosos no mundo. A maioria, 80%, estará nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Para a especialista, ações intersetoriais entre as áreas de trânsito, saúde e educação, dentre outros, precisam ser pensadas urgente. No encerramento todos os presentes participaram de um debate final mediado pelo Dr. Roberto Douglas, da ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Para o secretário Oswaldo Bosquet, esses eventos são de extrema importância para que possamos participar das discussões atuais, buscar inovações e enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação