A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirma mais cinco casos positivos de dengue em Presidente Prudente. Os registros informados nesta quinta-feira (24/04) somados ao já divulgados totalizam agora 64 catalogações. Estes são no Alexandrina, Brasília, Furquim, Guanabara e Iguaçu. Segundo informações da educadora de saúde do órgão, Elaine Bertacco, das 552 notificações, 39 exames aguardam resultado laboratorial.

Elaine chama atenção dos munícipes para que se atentem em relação aos sintomas da doença, uma vez que nem sempre são os mesmos, como dores no corpo e no fundo dos olhos. “Principalmente os pais devem ficar atentos as crianças, pois elas não relatam dores. Entretanto, a dengue pode manifestar com diarréia, náusea, febre, entre outros sintomas. Por isso é sempre importante procurar por uma assistência médica e jamais se automedicar”, salienta.

Muito embora Prudente contabilize agora 64 casos positivos, no mesmo período do ano passado, em matéria publicada no site da Prefeitura de Prudente no dia 22 de abril de 2013, o município vivia uma epidemia declarada com 1.706 catalogações.

Por fim, a educadora de saúde da VEM volta a alertar os munícipes sobre a situação do Parque Alexandrina. “Com mais este caso de hoje, são 11 somente neste bairro. Embora estejamos preparando uma ação diferenciada para o logradouro, vale lembrar que já realizamos arrastão e o [programa de melhorias públicas] ‘Sua Vida Melhor Ainda’. Não queremos que o bairro passe por uma epidemia como passou o Morada do Sol no ano passado. Precisamos também da colaboração dos moradores, principalmente dos presidentes dos bairros, para que eles mobilizem os munícipes e se empenhem no combate ao Aedes Aegypti [vetor da doença], o que não deve ser só preocupação do Poder Público”, pontua.