A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe) segue até o dia 9 de maio. Já neste sábado (26/04) é marcado o Dia D Mobilização Nacional da iniciativa. Em Presidente Prudente, neste dia, serão 33 postos para que o maior número de pessoas seja vacinado, uma vez que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde é que os municípios imunizem contra a doença 80% do público alvo, o que em Prudente corresponde a pouco mais de 39.370 pessoas, já que 49.229 munícipes integram os grupos prioritários.

Assim sendo, das 8h às 17h de sábado, estarão funcionando os seguintes postos: Centro de Saúde I, conhecido como Palácio da Saúde; Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros São Pedro, Cohab, Belo Horizonte, Cedral, Guanabara, Nova Prudente, São Judas Tadeu, Brasil Novo, Maré Mansa; bem como as Estratégias de Saúde da família (ESF’s) dos distritos de Montalvão, Floresta do Sul, Eneida, Ameliópolis, e dos logradouros Humberto Salvador, São Pedro, Primavera, Cambuci e Regina; e o Pronto Atendimento do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Além dos pontos fixos, que já funcionam durante a semana, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) manterá também os postos volantes. Serão no Centro de Referência do Idoso, Calçadão da Maffei, sendo na Praça 9 de Julho e entre a Avenida Brasil e a Rua Doutor José Foz, Hipermercado Carrefour, Prudente Parque Shopping, Supermercado Avenida, Muffato Max, Assaí Atacadista e Walmart.

“Esperamos que todos os postos tenham movimento grande e contínuo. Por estarmos vacinando em outros locais, além de em algumas unidades, almejamos que os munícipes que integram os grupos prioritários tomem a vacina”, pontua Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da VEM.

Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, ainda no Dia D Mobilização Nacional Contra a Influenza, a VEM dará início na vacinação dos acamados, que ligaram na unidade mais próxima de sua casa e solicitaram a dose em sua residência, bem como percorrerá as casas de repouso de Prudente. “O que não conseguirmos fazer neste dia vamos atender durante a semana depois do expediente das unidades”, diz.

Vale lembrar que dos 49.229 munícipes que integram os grupos prioritários, 28.570 são idosos; 7.774 com comorbidades; 7.447 são crianças de dois a quatro anos, 11 meses e 29 dias; 3.879 de seis meses a dois anos; 1.940 são gestantes; e 319 são puérperas, que são mulheres que tiverem bebê até 45 dias.