Com objetivo de trabalhar a emancipação e empoderamento juvenil estão abertas para os jovens entre 15 e 29 anos as inscrições para ‘Escola de Protagonismo Juvenil’. A ação ocorre nos dias 9 e 16 de agosto na sede do Projeto Aquarela, na Cidade da Criança. O prazo de inscrição segue até 4 de agosto na sede da Coordenadoria da Juventude, no Espaço Juventude, localizado no Parque do Povo.

A ‘Escola de Protagonismo Juvenil’ é voltada para a emancipação e empoderamento dos jovens, enfatizando o desenvolvimento da capacidade de liderar e o exercício dando subsídios efetivos para o exercício de sua liderança em sua comunidade.

O projeto objetiva ainda possibilitar aos jovens desenvolverem sua liderança; contribuir para o desenvolvimento pessoal das lideranças juvenis, através da potencialização de habilidades, organização e planejamento, com vistas a uma atuação mais eficaz junto à comunidade; fornecer subsídios para uma análise mais detalhada de temas específicos ao universo da liderança; e, por fim, orientar na elaboração do projeto em benefício da comunidade.

O público alvo é composto de jovens atendidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entidades que atuam com jovens e instituições juvenis. Ao todo, o projeto deverá atender 100 munícipes entre 15 e 29 anos. Os participantes receberão camisetas, pasta e crachá, certificado de participação, transporte gratuito, café da manhã e almoço.

Dividido em quatro fases, o projeto prevê na primeira os temas Liderança, Democracia, Ética, Políticas Públicas de Juventude, Mídias Sociais, Empreendedorismo, Voluntariado, Gravidez Precoce, Sexualidade, Tabagismo, Alcoolismo, Trânsito, Drogas Ilícitas, Negociação e Resolução de Conflitos, Elaboração e Desenvolvimento de Projetos.

Na segunda fase, elaboração e apresentação de projetos de até R$ 3 mil com propostas que vão ao encontro das demandas que os afligem. Ao final, serão escolhidos três projetos que apresentem maiores consistência e impacto social e que já tenha assegurado a contrapartida de até R$ 1 mil reais. A diferença será custeada pela parceria com o Município, por meio da Coordenadoria da Juventude.

Já na terceira fase, será quando os jovens executarão os projetos sob a supervisão da Coordenadoria da Juventude e orientado pelas entidades juvenis parceiras. Na última fase, será a apresentação do resultado final e o recebimento da premiação. A entidade parceira caberá o acompanhamento e orientação no projeto; e ajudar, não financeiramente, na execução do projeto elaborado pelos jovens da comunidade. “A ideia é dar subsídios para a construção pelo próprio jovem de projetos que beneficiem o público alvo”, destaca Juliano Borges, coordenador da Juventude. Por último, os jovens apresentarão os resultados da ação desenvolvida.

A Escola de Protagonismo Juvenil é uma iniciativa do Governo de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria da Juventude, e conta com a participação de várias entidades juvenis, destaque para os clubes de serviços Rotaract Club de Presidente Prudente Sul, Interact Club de Presidente Prudente Leste e Ordem Demolay Capítulo Presidente Prudente; empresas juniores de Estatística (Ejest), de Cartografia (Ejecart), de Educação Física (Performance Jr.), de Computação (Ejcomp), todas da Unesp. Também conta com a participação do Grupo Escoteiro Guayporé. Apoia a ação o Cras, Projeto Aquarela da Secretaria da Assistência Social e a Gepron.

Serviço – Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas através do telefone 3223-2154.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação