O Governo de Presidente Prudente recebeu o Prêmio ‘Brasil Sorridente’. Isso porque a cidade é a primeira cidade do Estado de São Paulo na modalidade ‘Municípios com 50.001 a 300 mil habitantes’. O resultado foi apresentado ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, nesta sexta-feira (11/07), pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, e pelo coordenador de Saúde Bucal da pasta, o cirurgião dentista Edson Calixto.

Segundo levantamento de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 110 municípios paulistas tem entre 50.001 a 300 moradores. Pela sequência, as prefeituras de São Caetano do Sul, Jacareí, Marília e Fernandópolis ficaram em segunda, terceira, quarta e quinta colocadas. Já Taubaté, Francisco Morato, Barretos e Itapeva receberam menção honrosa.

Segundo ofício do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, encaminhado ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, em agosto será realizada a solenidade que homenageará os classificados da etapa estadual. Ainda conforme informações, o resultado da apuração foi encaminhado ao Conselho Federal de Odontologia, órgão responsável pela instituição do Prêmio ‘Brasil Sorridente’, realizado com apoio do Ministério da Saúde. O Conselho Federal elegerá os vencedores nacionais de cada grupo e o resultado será celebrado em premiação em outubro.

O Governo de Prudente conquistou o prêmio pelos vários investimentos relacionados a Saúde Bucal. A exemplo, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Centro Odontológico Infantil Municipal (COIM), Palácio da Saúde e Programa DST/Aids, são 27 prédios públicos dos quais 95% contam com aparelho odontológico de Raio X e 100% com cadeiras de dentistas bem como com profissionais. E outras 19 escolas do município contam com consultório odontológico.

“Os critérios para que o prêmio seja concedido são relativos ao atendimento e a parte administrativa. Existe uma lista de mais de 25 itens que a Prefeitura deve comprovar se tem ou não e, felizmente, ao longo dos anos, temos colocado e conseguido essas conquistas do ponto de vista administrativo. Em 2009, quando o prefeito Tupã assumiu, Prudente tinha apenas um aparelho de Raio X odontológico, hoje temos praticamente 95% da Rede [Municipal de Saúde] com o equipamento. Esse é um critério que é levado em consideração”, informa Calixto.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, o grupo ‘Municípios com 50.001 a 300 mil habitantes’ é o mais concorrido do Estado de São Paulo e ter ficado com a primeira colocação é uma “satisfação enorme”. “É uma satisfação porque de certa forma alguém está vendo o que estamos colocando em prática ao longo dos anos em que estamos a frente da coordenação da Saúde Bucal. Mais que isso, é reconhecimento pela prática que vimos tendo e pelo apoio do Executivo e em nível de Secretaria de Saúde. Se não fossem esses apoios, talvez essas ações não fossem realidade. A premiação mostra que também nos norteia para continuarmos neste caminho. Esperamos estar, se possível, também contemplado em nível nacional, não em primeiro lugar, mas que recebamos ao menos uma menção honrosa, o que será outra satisfação muito grande”, conclui.