Faltam 62 dias para o feriado de Finados. Em razão disso, a administração do Cemitério Municipal São João Batista informa que o prazo permitido para que sejam feitas obras na necrópole, sendo elas de pequeno, médio ou grande portes, segue até 17 de outubro. Já para àqueles que pretendem apenas pintar a sepultura ou a capela, o período é até 24, também de outubro. Ainda no mesmo mês, o prazo é maior para quem vai apenas realizar a limpeza, polir os bronzes ou fixar placas ou fotos. Neste caso, a data limite é até dia 31.

Segundo o administrador do São João Batista, Carlos Alberto de Lima, o feriado de Finados, que ocorre no dia 2 de novembro, será em um domingo. Assim sendo, ele conta que entre o dia 1º do mês e o dia 2 devem passar pela necrópole cerca de 35 mil pessoas. “Por isso a importância do munícipe cumprir os prazos. Como haverá um grande fluxo de transeuntes no local, é necessário que a data limite para cada obra seja respeitada, para que não haja incomodo a nenhum visitante”, explica.

Conforme Lima, em relação as flores as orientações são as mesmas de sempre. Para os que vão levar vaso de flor, o pedido é que o mesmo esteja com terra ou tenha furos, de maneira a evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Aqueles vasos que têm o plástico invólucro pedimos que o mesmo seja retirado, pois o plástico também acumula água e deixa a situação propícia para a propagação do inseto”, orienta.

Em relação ao Cemitério Municipal Campal, Lima diz que a administração da necrópole pede que sejam levadas apenas flores naturais. “O pedido é em razão do local ter o sistema de irrigação. Ou seja, flores artificiais acumulariam água com mais facilidade. Além disso, há espécies naturais que pedimos que sejam evitadas, a exemplo a Copo de Leite, que também acumula água”, conclui.