O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal e Tecnologia da Informa (Setec), realizou, na manhã desta segunda-feira (30/03), o 1° Encontro sobre Políticas Públicas Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que ocorreu no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, reuniu autoridades municipais, entre elas o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, empresários do setor e representantes da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Toledo Centro Universitário, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre outras.

O secretário da Setec, Rogério Marcus Alessi, disse aos presentes que o ato é inédito em Prudente pelo fato de o Governo Municipal desejar unir forças, bem como ouvir os anseios de todos os setores ligados à área. “Estamos movendo esforços para aprovar futuramente uma Política Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim sendo, a intenção é apresentar as principais diretrizes para que discutamos nos próximos dias e num futuro próximo consolidarmos a Lei. É importante parabenizar o prefeito pela sensibilidade. É um projeto visionário que tratará Prudente em até 30 anos. Uma ação corajosa”, pontuou.

Durante o evento, além de apresentar as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) realizadas pelo Poder Público, – como o Programa Cidadescola, Cidade Digital, Intepp (Incubadora de Tecnologia de Prudente), Centro de Inovação, Informática na Melhor Idade, Lei de Software e APL de Software –, o secretário expôs aos presentes os oito temas de Políticas Públicas que serão discutidos nos próximos dias. São eles: Sistema Municipal de Inovação, Arranjo Promotor de Inovação, Incubadora Tecnológica, Conselho Municipal de CT&I, Fundo Municipal de CT&I, Incentivo Fiscal à Inovação, Plano de Sustentabilidade de Administração Públicae Plano de Inovação da Administração Pública.

“São oito principais temas que estarão disponíveis no Portal da Inovação [no www.presidenteprudente.sp.gov.br/inovacao]. Queremos que todos participem e dêem sugestões de outros assuntos, ações e iniciativas caso achem necessário. Talvez a Lei não abranja todos desejos, mas podemos iniciar uma evolução no queremos em 5, 10 anos”, ressaltou Alessi, lembrando que as sugestões podem ser dadas através do formulário disponível no Portal da Inovação.

O presidente da Associação das Empresas de Software do Oeste Paulista, Milton Tsukamoto, também representante do APL (Arranjo Produtivo Local) de Software, afirmou que o evento ratifica a preocupação do Governo Municipal em incentivar os diversos segmentos da sociedade a participar de encontros e debates que podem fazer Prudente ser reconhecida como pólo estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, proporcionar oportunidades de trabalho e fixar talentos na região.

Já o vice-presidente da Intepp, Emerson Dória, agradeceu o chefe do Executivo pelas ações voltadas ao setor tecnológico e lembrou que Prudente tem como referência Londrina. Além disso, destacou que a cidade do Paraná teve dois projetos aprovados em quatro anos do exercício de Lei de ISS Tecnológica e que na capital do Oeste Paulista, em pouco menos de um ano da ISS de Software, já são cinco projetos. “Avanço significativo. A Prefeitura tem nos apoiado muito em relação a execução de um convênio com a Secretaria do Estado em um grande projeto do APL de Software que é a constituição de duas iniciativas, um laboratório específico ao setor e uma Central de Atendimento que pretende no próximo ano ter o selo de qualidade ISSO 20000”, expôs, afirmando que o evento é mais um passo importante do Governo para ampliar a discussão.

Em sua vez, o vereador Ivan Junior, que falou em nome da Câmara Municipal, avaliou o encontro como importante para Prudente e reafirmou que a intenção é transformar o município em um pólo de tecnologia. “Temos que cumprimentar o prefeito Tupã pela visão inovadora. Quando estivemos em Londrina pudemos fazer um comparativo e voltamos felizes, pois Prudente está bem organizada em relação ao setor tecnológico. Queremos buscar parceiros nos governos Estadual e Federal para implementarmos ainda mais”, frisou.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito afirmou que em Prudente, a somatória de esforços dá um grande exemplo em que “podemos e devemos fazer uma cidade diferente”. “Muitas vezes o Poder Público é cobrado por ações de desenvolvimento. Temos que trabalhar neste sentido, mas precisamos da participação de todos. A Prefeitura tem seus limites. Hoje está sendo demonstrado podemos, devemos e conseguimos fazer algo diferente. Do início até agora houve um desenvolvimento grande”.

O chefe do Executivo disse ainda que através da Lei de Inovação Tecnológica fica um trabalho que não será feito somente por técnicos da Prefeitura. “Esse é o motivo de chamar todos para participação, para que possamos fazer uma Lei a longo prazo e estabelecida por todos, com começo, meio e fim. Assim, independente de quem ocupar uma cadeira na Câmara, Secretaria de Tecnologia ou o cargo de prefeito, o trabalho desenvolvido por todos possa ser cumprido. O grande exemplo que temos hoje é a participação das universidades, empresários, da União das Entidades, enfim. Podemos e devemos dar sustentação ao meio. A tecnologia de Prudente é de qualidade e o que precisamos sempre é dessa união para que possamos desenvolver cada vez mais o município e a região”, concluiu.