Após adiar a data do sorteio das moradias do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, do Programa do Governo Federal ‘Minha Casa Minha Vida’, para 18 de janeiro de 2015, a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Regina Helena Penati, esclarece os motivos que ocasionaram a transferência da data. Segundo ela, houve uma inconsistência de dados, ou seja, o gerenciador do banco de dados encontrou algo que não confere. Neste caso, alguns números do CadÚnico (Cadastro Único) não eram compatíveis com o nome das famílias aptas ao sorteio.

As informações foram concedidas à imprensa de Presidente Prudente em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (12/12), no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’. Conforme Regina, o Governo preferiu adiar o sorteio para que não houvesse problemas ou injustiças.

Questionada sobre os nomes que constavam na lista duas vezes, ela disse que a duplicidade não foi o problema que resultou no adiamento do sorteio. “A duplicidade em si não é o problema, pois a pessoa não iria ganhar duas casas. Estamos tratando de uma lista de mais de 8 mil nomes, era humanamente impossível que não houvesse nenhum erro. Justamente pela quantidade de pessoas ampliamos o prazo para trabalharmos com mais tranquilidade e não haver nenhum erro”, pontua.

Sobre os nomes que constavam nas listas já divulgadas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e publicadas em atos oficiais de o Jornal ‘O Imparcial’, a secretária da SAS informa que elas não serão alteradas e sim revisadas. “Os nomes que já constavam nas listas vão continuar. A alteração que pode ter é sobre as pessoas que não apareceram em nenhuma. Ou seja, agora teremos tempo para sabermos o porquê elas não constavam nas listas divulgadas”, esclarece.

O titular da Secretaria de Planejamento (Seplan), Laércio Alcântara, que também concedeu entrevista coletiva à imprensa, afirmou que o adiamento na data do sorteio não irá resultar em alteração na entrega final das residências às famílias de Prudente, que, como já informado pela Secom, está prevista para o primeiro semestre de 2015.

“A preocupação maior, que resultou na alteração da data do sorteio, é manter a transparência do mesmo. Já entregamos quatro conjuntos habitacionais, o que resulta em 1.121 casas, e preconizamos a transparência, o que deu certo até agora. Por isso, na dúvida [sobre o sorteio do João Domingos Netto], vamos nos organizar para que não haja nenhum problema”, acrescenta Alcântara, lembrando ainda que no João Domingos Netto serão construídas duas unidades de saúde, uma creche, uma Praça da Juventude, um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de uma Escola Estadual de 16 salas.