A programação do Movimento Outubro Rosa em Presidente Prudente está quase acabando. E a ação do fim de semana realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi um sucesso. É que no sábado (25/10), 26 unidades municipais, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), ficaram abertas para atender as prudentinas. No dia foram 1.182 coletas de Papanicolau e 1.028 pedidos para mamografias.

“Este tipo de atendimento, rotineiramente, é feito de segunda a sexta-feira em todas unidades de saúde do município. Qualquer mulher entre 49 a 60 anos pode solicitar a mamografia. O mesmo pode ser feito também por aquelas que tem histórico familiar de câncer. Já o Papanicolau pode ser feito por todas que já têm vida sexual ativa ou após os 25 anos de idade”, destaca Marta Pereira, coordenadora de Enfermagem da SMS.

Sobre o término da programação do Outubro Rosa em Prudente, ainda nesta quarta-feira (29), na Praça 9 de Julho, das 9h às 17h, a Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde estará estacionada no local com oferta de coleta de Papanicolau.