Presidente Prudente registrou um aumento significativo em relação à aprovação de novos loteamentos neste primeiro semestre de 2012, para a construção de conjuntos habitacionais que visam a entrega de casas populares. De 2009 até o final da gestão serão 14 processos aprovados que envolvem aberturas de loteamentos e também condomínios. As aprovações devem resultar em mais de cinco mil lotes. A informação é do secretário da pasta de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Alcântara. Segundo ele, quatro condomínios de casas populares do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida serão implantados em Prudente, sendo que três já estão aprovados e outro em fase de aprovação. Os conjuntos habitacionais contemplam a área do Brasil Novo.

O secretário lembra que as inscrições referentes às casas populares já foram recebidas em 2009 através do cadastro de manifestação de interesse para habitação, no qual 30 mil pessoas com renda de zero a três salários mínimos se inscreveram. Na época foram formadas longas filas no Centro Cultural Matarazzo, local da inscrição. Somente no bairro Brasil Novo até o próximo ano serão entregues quase 900 casas populares de 44,94 metros quadrados cada, com cozinha, banheiro com acessibilidade, e dois quartos. A empreitada inicial no local é executada pela MMF Construtora Ltda, através de investimento do governo federal na ordem de R$ 12.929.000,00.

Conforme o engenheiro da construtora responsável pela empreitada, João Carlos Marin, a primeira etapa que compreende Residencial Tapajós beneficiará 227 famílias.Segundo ele, a próxima etapa envolve o Residencial Bela Vista I, que já está em fase de terraplanagem e contará com 162 casas populares. Por fim, aparece o Residencial Cremonezi, que está em fase de aprovação com projeção de beneficiar mais de 400 famílias. Esta segunda etapa está prevista para ser concluída em março de 2012. Já a primeira deve ser entregue em janeiro.

O secretário da Seplan comemora o avanço no setor habitacional que deve refletir em mais qualidade de vida para os moradores que serão contemplados com as novas casas, além de diminuir o déficit habitacional existente em Prudente. Ele destaca que as empreitadas também devem fomentar a economia nos setores de construção civil e geração de emprego e mão de obra. Segundo ele, a Prefeitura tem oferecido todo apoio necessário na desburocratização dos pedidos de aprovações, cujos processos que demoram em média dois anos estão sendo concluídos em até um ano.