A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) definiu a programação do V Fórum Atletismo do Brasil. O evento, que ocorre junto a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo da entidade, será realizado nesta sexta-feira (25/04) e no sábado (26), no Hotel Pestana, em São Paulo. A abertura oficial está marcada para às 9h de sexta, na Sala Austral, e será dirigida pelo presidente José Antonio Martins Fernandes. Em seguida, será apresentado o vídeo ‘O Atletismo Brasileiro’, feito pela TV Globo.

A partir das 9h15, o superintende de Alto Rendimento da CBAt, Antonio Carlos Gomes, falará sobre a Rede Nacional de Treinamento do Atletismo, seguido de discussão sobre o tema como os participantes. ‘O Programa Atleta na Escola’ será tema desenvolvido pelo gerente administrativo Georgios Hatzidakis, a partir das 10h15, seguido do painel de 30 minutos de discussões sobre o assunto.

Na sequência, será dado espaço aos parceiros Nike do Brasil e TV Globo, onde ambos abordarão o tema ‘O que esperar do Atletismo Brasileiro para o Triênio 2014-16’. Ao final, será aberto para discussão entre participantes.

A partir das 14h30, terá início a Plenária com o tema ‘Diretrizes do Plano de Alto Rendimento do Atletismo Brasileiro’ para o triênio 2014-16, aprovadas no ano passado pelo Fórum de Alto Rendimento, realizado em São Paulo, e dado por Antonio Carlos Gomes.

Em seguida, a partir das 16h, o superintendente técnico Martinho Nobre dos Santos fala sobre as ‘Atividades Técnicas da CBAt’. Georgis Hatzidakis aborda depois ‘Planejamento Estratégico da CBAt’.

Outro assunto de importância será o ‘Núcleos de Descoberta e Promoção de Talentos’, ministrado por Antonio Carlos Gomes, a partir das 18h15. O presidente José Antonio Martins Fernandes encerra as discussões do dia.

Já no sábado, a partir das 9h, o presidente da CBAt terá reuniões agendadas com os presidentes das federações estaduais. Em seguida haverá a palestra ‘A utilização de tecnologia de ponta em corridas de rua’, que será proferida por Myrta Doldan, presidente da Federação Paraguaia de Atletismo.

A Assembleia Geral Ordinária da CBAt será realizada a partir das 14h na Sala Austral do Hotel Pestana, onde vários assuntos serão debatidos. O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, convocou para esta os presidentes das federações estaduais, os representantes das cinco associações mais bem classificadas no Troféu Brasil Caixa de 2013, os representantes da Associação Nacional de Árbitros de Atletismo, da Associação Nacional de Treinadores de Atletismo, do representante brasileiro no Conselho Executivo da IAAF e os atletas ganhadores de medalhas olímpicas.

Todos os participantes dos dois eventos confirmaram presença, com destaque para os dez medalhistas olímpicos do esporte. Além dos atletas olímpicos, André Domingos e Claudinei Quirino, Prudente será representada pela secretária municipal de esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute.

A logomarca oficial do V Fórum Atletismo do Brasil, foi apresentada na última sexta-feira (21) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). A logo expressa, em sua imagem, união, foco e agilidade. As pétalas, de flor estilizada, representam os seres humanos. O caule da flor remete a agilidade. O circulo azul significa o eixo comum de interesse do atletismo no qual os envolvidos se unem objetivando melhorias. A CBAt é a primeira entidade dirigente do desporto nacional a dar voz e voto aos atletas. Essa iniciativa ocorre desde 2010. (Por Marcos Chicalé)