Para que os recém-nascidos de Presidente Prudente tenham cada vez mais saúde e para as que mães saibam quais as melhores maneiras de cuidar de seus filhos, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e com o curso técnico em nutrição do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), promoveu a ‘Oficina de Culinária’ com as gestantes atendidas na unidade. Na oportunidade, cerca de dez grávidas aprenderam a fazer papas salgada e doce para os bebês a partir dos seis meses.

Segundo a nutricionista do Nasf, Juliana Santiago, as grávidas foram conscientizadas também sobre o aleitamento materno bem sobre os dez passos para alimentação saudável aos menores de dois anos. Ela diz também que as acadêmicas do Senac explicaram para as futuras mães sobre os benefícios dos alimentos naturais na alimentação complementar.

“A partir dos seis meses, além do leite materno, a criança tem que receber essa alimentação, sendo a papa salgada e a de fruta, por isso elas aprenderam a fazer a natural. Após a preparação houve o momento de degustação, tanto da papa com alimentos naturais quando da industrializada. Diante disso, conseguimos mostrar os benefícios, tanto pela questão do sabor, do custo, pois a caseira tem um custo menor, e da facilidade de preparar. E tudo isso que foi mostrado desestimula o uso do alimento industrializado”, pontua.

Juliana lembra que após a oficina teve um tempo destinado para debate e esclarecimento de dúvidas sobre alimentação e amamentação. “Foi uma troca boa. Elas adoraram. Agora pensamos em ampliar a ação para demais unidades”, frisa, agradecendo a parceria do Senac, por meio da coordenadora do curso Cecília Prates, bem como elogiando a organização da ação pela equipe da ESF do Humberto Salvador.