A Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), realizaram na noite de ontem uma Palestra que abordou a temática ‘Celular e Trânsito: Combinação de sucesso ou fracasso?’

O assunto foi abordado pelo Prof. Dr. Felipe Viegas Rodrigues (professor da Unoeste, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciado em Ciências Biológicas pela Unesp) e contou também com a participação da aluna Cinthia S. Noguchi, que apresentou dados referentes as pesquisas realizadas sobre o tema.

Segundo Rodrigues, smartphone é um acessório que tipifica nosso momento histórico, permitindo a qualquer pessoa acesso irrestrito a e-mails, redes sociais, fotos, vídeos e etc. Nem mesmo nós lembramos mais como vivíamos sem a facilidade de acessar qualquer pessoa a partir de qualquer lugar. Uma ferramenta poderosíssima para um pneu furado no meio da estrada. Mas e durante o trajeto em si? Utilizando o conhecimento científico gerado pela Neurociência foram apresentados dados muito valiosos para julgarmos se celulares podem ou não ser uma companhia aceitável dentro de um carro em movimento, tanto por experimentos específicos que tentaram mensurar o custo gerado pela atenção ao aparelho, quanto pelo próprio conhecimento de como memória e atenção se inter-relacionam para nos manter em constante interação com o ambiente ao nosso redor.

Para o tenente Daniel Bombonati Martins Viana, da Polícia Rodoviária Estadual a palestra foi muito proveitosa, afinal é a primeira vez que analisamos dados científicos relacionados ao tema. O comandante da 5ª Cia do 18º BPM/I capitão Edson Aparecido Torchi Duro, relatou que o assunto foi pertinente e certos tabus foram quebrados por conceitos científicos que mudaram a percepção do risco que é conduzir o veículo utilizando-se do telefone celular. A iniciativa da palestra segundo Renato Gouvea, do Departamento de Educação para o Trânsito da SEMAV foi propiciar um momento de reflexão sobre o uso do celular no trânsito, envolvendo a comunidade cientifica, autoridades civis e militares. É preciso mobilizar a sociedade para que possamos sugerir mudanças urgentes na legislação referente ao uso do celular no trânsito. Afinal o Movimento Maio Amarelo é um convite à reflexão do nosso comportamento no trânsito.