A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) de Presidente Prudente através do Departamento de Educação Ambiental recebeu nesta terça-feira (16/09) no Horto Municipal a visita de 30 alunos do 5° ano da Escola Municipal Enrico Bertoni, de Santo Anastácio, atividade que integra oficialmente a Semana da Árvore.

Os alunos foram recepcionados pelo técnico ambiental Almir Fernandes da Silva, que fez uma introdução de conscientização ambiental, falando sobre a preservação dos córregos e nascentes através de composição das matas ciliares, produção e formação de mudas.

Depois, os alunos foram a campo, conhecer as dependências do Horto, onde ocorre o processo de preparação e cultivo de mudas de árvores que são distribuídas gratuitamente a toda população da cidade. O espaço oferece grande variedade de espécies de mudas, como Ipê de Jardim, Magnólia, Murta, Saboneteira, Canelinha, entre outras. Há ainda espécies nativas plantadas no local.

A professora Daniela Fernandes conta que eles desenvolvem em sala de aula um projeto de meio ambiente e sustentabilidade que está culminando com a visita ao Horto. “É de grande valia, uma vez que eles estão vendo na prática os conteúdos teóricos desenvolvidos na escola”, salienta.

O técnico ambiental explicou que há cerca de seis anos o Horto vem desenvolvendo o trabalho de classificação e preparação da terra para o cultivo das mudas.

Na programação de hoje à tarde haverá palestra “Árvores de Nossa Cidade”, com a técnica ambiental Thais Fernanda Silva, nas escolas municipais Vilma Alvarez Gonçalves e Emílio Becker.

Na quarta-feira (17), às 8h30, alunos da APAE (Associação de Amigos dos Excepcionais) realizam plantio de mudas no Fundo de Vale do Córrego do Veado, na Avenida Salim Farah Maluf.

Já na quinta-feira (18), às 8h30, plantio de mudas de árvores no Fundo de Vale Córrego da Colônia Mineira, nas proximidades do Curtume Touro, na Avenida Ana Jacinta. O público alvo da ação é formado por alunos do Projeto Talento Olímpico.

A programação da sexta-feira (19) é intensa. A partir das 16 h, acontece entrega dos prêmios aos vencedores da 2ª edição do Concurso Fotográfico ‘Árvores da Cidade’.

Ainda na sexta, acontece o curso de poda de árvores, destinado à população em geral, na Câmara Municipal. O curso será ministrado pelos palestrantes Euridece Evangelista, técnico em agropecuária e Marcos Vinicius de Souza Santos, técnico de meio ambiente, ambos do município de Rancharia. O curso abordará os benefícios da arborização urbana, espécies adequadas para calçadas, técnicas de plantio entre outras questões. As inscrições podem ser feitas no local, lembrando que o curso será realizado a partir das 19h.

A Semana da Árvore será finalizada no domingo (21), às 8h30 haverá plantio de mudas no Parque do Povo do Ana Jacinta, integrando a programação de aniversário de 22 anos do bairro e às 9h, haverá plantio de 300 mudas de Pau-Brasil no Fundo de Vale do Córrego do Saltinho, na Rua Luiz Cesário, no Jardim Cambuy.

Programação paralela: A Semana da Árvore inclui ainda em sua programação a contação de histórias na Biblioteca Municipal “Dr. Abelardo de Cerqueira César”, no Centro Cultural Matarazzo de hoje (16) até o próximo sábado (20) em duas sessões: às 9h e às 14 h.