Nesta terça-feira (03/05) cerca de 360 alunos da Escola Municipal Rotariano Antonio Zacharias, no jardim Monte Alto, foram contemplados com o projeto ‘Educação Cívica na Escola’. A ação foi realizada nos dois períodos. Durante esta tarde, mais de 150 crianças participaram das atividades comandadas pela Polícia Militar através da Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8). O objetivo é formar cidadãos conscientes dos valores cívicos. Na ocasião, houve o hasteamento da Bandeira Nacional; a execução dos três hinos oficiais: o Nacional, o da Bandeira e o de Prudente, além da explicação do significado de cada um.

O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio da Câmara Municipal através do vereador Oswaldo Bosquet (PSB). De acordo com o coordenador do projeto, o subtenente Inácio Bratifisch, a ação possibilita a interação da PM com as crianças. “Já estamos na quinta escola, e a recepção é muito boa. Os alunos estão sempre prontos a receber informações”, comenta. “A intenção é despertar nas crianças o amor pela pátria, para que no momento da execução do hino Nacional, por exemplo, elas cantem com mais emoção e respeitem o momento”, completa.

Para a diretora da escola, Márcia Adriane Sitolino Utida, este é um trabalho muito positivo e contribui com o trabalho já realizado na unidade. “Nos ajuda a despertar nas crianças um sentimento de amor à pátria e o civismo, algo que todos os cidadãos devem ter, por isso já estamos trabalhando neste sentido desde cedo”, aponta. Ela ressalta a importância da educação cívica na escola. “A criança bem formada, forma a família também, e ela está levando esse conhecimento para casa, e os pais elogiam a ação”, ressalta.

Conforme Bratifisch, a perspectiva é terminar as ações nas escolas da Rede Municipal de Educação até o final de agosto, para que no início da semana da pátria, que ocorre em setembro com as comemorações da Independência do Brasil e o aniversário de fundação do município, possa ser realizada uma solenidade. Nesta última etapa do projeto, os alunos autores das melhores redações com o tema: ‘Qual foi sua experiência com o programa de Educação Cívica nas Escolas’, serão homenageados pela Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO