Para definir o calendário do Projeto ‘E Agora José? Orientação Vocacional e Profissional’ para o segundo semestre de 2015, o coordenador da Juventude, Juliano Borges, se reuniu, nesta terça-feira (1º/9), com a docente do curso de Psicologia, Camélia Murgo, responsável pelo Projeto de Orientação Profissional e de Carreira. Presentes também Daise Meire dos Santos e Luis Henrique da Silva, da Unoeste, e Thaislaine Santos, da Coordenadoria da Juventude.

A atividade, realizada pelo Governo de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria da Juventude, em conjunto com a Coordenadoria de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) desde 2011, já atendeu aproximadamente 3 mil jovens estudantes do ensino médio. Para participar, a escola estadual deve possuir o grêmio estudantil. O município, além de colocar a disposição o transporte gratuitamente, faz a intermediação entre a universidade e escola. Para a primeira ação está confirmada a Escola Estadual Monsenhor Sarrion, nos dias 8 e 22 de setembro. Ao todo, mais de 500 alunos devem ser contemplados.

O Projeto ‘E Agora José? Orientação Vocacional e Profissional’ tem sido solicitado sempre pelas escolas parceiras e visa direcionar os estudantes do ensino médio que, geralmente, estão cheios de dúvidas em relação à escolha da profissão. “A intenção é de orientar sobre as profissões, ajudar o jovem a identificar suas aptidões e habilidades profissionais através do teste vocacional”, explica Borges.

Durante a iniciativa, estudantes de psicologia ministram workshops de orientação e informação profissional, desenvolvem atividades coletivas com dinâmicas, palestras, filmes, além de disponibilizar um questionário de interesse vocacional.

Serviço – As escolas que tiverem interesse em participar do projeto, devem entrar em contato com a Coordenadoria da Juventude, através do telefone 3903-0457.