Teve início hoje (05) e vai até quarta-feira (07) o 3º Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) e o 5º Seminário Municipal Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. A abertura oficial aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente (Ceforppe) e reuniu profissionais da saúde e da educação.

O tema deste ano é a “Educação para a saúde mental e sexual em espaços educacionais”. O PSE tem como foco fazer a junção entre os Ministérios da Saúde e da Educação, objetivando contribuir para a formação integral dos estudantes da Rede Pública de Educação Básica.

Já o objetivo deste encontro, é melhorar a formação dos profissionais da educação, saúde, assistência social, universidades e outros, possibilitando a discussão sobre a contribuição de cada um na promoção de saúde mental e sexual de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva dos Direitos Humanos, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que este público pode estar exposto.

Dentre os convidados para compor a mesa de autoridades estavam o secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade e a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi que em sua fala enfatizou a importância deste encontro. “Atualmente a escola trabalha como formadora, ou seja, ela precisa ter parcerias como a saúde para desenvolver bem o seu papel.”

Além da mesa redonda que debateu “A saúde mental do escolar: interface saúde e educação”, a partir das 18h30 no Matarazzo acontecerá o mini curso com foco na “Educação em Sexualidade e Direitos Humanos na Escola: desafios para o século XXI”. Amanhã (06), o mesmo mini curso será reapresentado no Ceforppe às 13h30. Já às 18h30 de amanhã, às 13h30 e 18h30 da quarta-feira (07) no Ceforppe e no Matarazzo respectivamente, o tema apresentado será “Educação em Saúde na Educação Infantil”.