O Governo de Presidente Prudente, através da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) realizou hoje (27) a apresentação do Plano de Controle de Velocidade. O encontro aconteceu no auditório do Ceforppe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente), onde estiveram presentes autoridades municipais, autoridades militares, imprensa, Conseg e população em geral.

O secretário municipal de Comunicação, Marcos Tadeu deu início à apresentação do material publicitário (folhetos, cartazes, faixas, spot de rádio, comerciais de TV), que compõem a campanha educativa que tem o tema “Proteger sua vida é o Caminho!”.

Em seguida, o secretário da Semav, Oswaldo Oliveira Bosquet, fez o uso da palavra, onde afirmou que os aparelhos entrarão em funcionamento durante 24 horas a partir dia 1º de setembro, porém, até o dia 15 os motoristas que eventualmente desrespeitarem o limite de velocidade (60 km/h) serão apenas advertidos e não multados, o que demonstra o caráter educativo do Plano. “A multas por radares passarão a ser aplicadas a partir do dia 16 de setembro, dois dias antes do início da Semana Nacional de Trânsito. O nosso intuito nesses primeiros quinze dias é fazer com que a população se adapte à essa velocidade, que já deveria ser observada ,diminuindo os acidentes de trânsito com vítima. Quando você passa a fazer o controle de velocidade de forma eletrônica a preocupação do motorista faz com que ele dirija de forma mais segura, sem provocar vítimas”, descreve. Bosquet ressalta que os condutores que realizarem uma ação considerada dolosa, colocando sua vida e a de outras pessoas em risco, serão autuados mesmo no período de conscientização.

Ao todo, serão 28 medidores eletrônicos de velocidade, destes, dez instalados em pontos fixos, oito são semafóricos (que flagrarão os motoristas que avançarem o sinal vermelho) e dez móveis.

Representando a Polícia Militar, o Major PM Fontolan parabenizou a administração municipal pela ousadia benéfica em assumir o compromisso de reduzir os índices de acidentes de trânsito.

O delegado Wagner Silva Negré afirmou que a iniciativa se faz necessária, uma vez que o principal fator de acidentes de trânsito é a falha humana. “Existe a falta de percepção sobre a conduta inadequada no trânsito, quando na verdade devíamos ser altruístas, olhar para os outros no sistema viário. Só assim teremos uma cidade melhor com um trânsito mais humano”.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros, Orival Santana Júnior, a medida deve diminuir as estatísticas alarmantes de mortes no trânsito prudentino. “Neste primeiro semestre tivemos 10 óbitos locais em perímetro urbano, o que é inaceitável. Com o controle de velocidade, muitas vidas serão salvas. A Avenida Manoel Goulart no trecho entre a Avenida Brasil e a Rua Maria Aparecida é campeã em número de ocorrências”, aponta.

O prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” realizou a entrega do material da campanha para alunos do programa Cidadescola da E.M Ruy Carlos Berbert. Todos os alunos da rede municipal devem receber o material para que conscientizem seus pais. “Nossa intenção com a instalação dos medidores de velocidade é que as pessoas respeitem o Código de Trânsito, e não que isso se torne uma fonte de recursos”, finaliza o chefe do Executivo.

Serviço:

O mapa com o local dos radares móveis, fixos e semafóricos pode ser visto em: www.presidenteprudente.sp.gov.br/radar