A proposta de atividades que integrarão cultura, educação e esporte nas escolas de ensino fundamental de Prudente foi discutida nesta sexta-feira (17) na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) com os secretários municipais de Cultura, José Fabio de Sousa Nogueira, de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi e Esporte, Maria Cristina Borges Madeiral, a Tute.

Uma das ideias apontadas foi a de incentivar as crianças a recuperar dados históricos por meio de objetos antigos, que remetam o passado ou valor sentimental. Assim, os pais poderão relembrar outras épocas e dizer como era o período.

Além disso, outras questões para fazer parte do cronograma são a valorização dos artistas de bairro, como os pintores, músicos e escultores, trazer a dança para a escola e reconhecer o comércio de costureiros, confeiteiros, alfaiates, entre outras profissões.

Segundo Ondina Gerbasi, o trabalho entre as três secretarias irá contribuir não só com as crianças, mas com a comunidade. “Os funcionários das escolas e os moradores do bairro também poderão participar, pois assim irá dar outra forma às atividades”.

Fabio Nogueira afirmou que cada um deve realizar suas funções. “A ideia é fazer no sábado ou domingo e que esse dia seja cheio de alegria, conhecimento e lazer”.

Para as formulações de novos objetivos, a Tute apontou que o projeto irá ser “aperfeiçoado” no decorrer dos encontros. Uma nova reunião entre os secretários foi marcada para as 15h da próxima sexta-feira, dia 24, na Secretaria Municipal de Esporte. (Colaboração João Victor Guirado)