A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), informa que a partir da próxima segunda-feira (1°/09) tem início, na Rede Municipal de Saúde, a vacinação contra Hepatite A. Com dose única, a vacina, que é intramuscular, ou seja, através de injeção no músculo, é destinada para crianças na faixa etária de 12 meses a dois anos incompletos.

Segundo a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, a dose antes não fazia parte do calendário de vacinação e era realizada apenas de acordo com o Centro de Referência de Imunobiológicos e Especiais (CRIEs).

Conforme Vânia, a Hepatite A é uma doença habitualmente benigna na infância e de incidência frequente e precoce nas populações que vivem em más condições de saneamento básico. “A principal via de contagio é a fecal e oral, ou seja, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados”, informa, lembrando que os pais podem optar por uma das 22 unidades que têm sala de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s).