Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil aparece na quinta posição no ranking dos países com trânsito mais violento. Para chamar a atenção para o problema, durante o mês de maio, a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), a Policial Militar, Detran e entidades da sociedade civil estarão envolvidas no movimento ‘Maio Amarelo’, iniciativa criada no ano passado e já conta com 500 parceiros em 18 países com o objetivo promover uma melhor qualidade de vida e maior segurança para as pessoas no trânsito.

A Banda Regimental de Música de Música do CPI 8 realizou a execução do Hino Nacional e Hino à Presidente Prudente.

O Capiitão PM da 5ª Cia, Edson Aparecido Torchi Duro afirmou que o movimento vem ao encontro dos anseios da Polícia Militar, que é trabalhar a prevenção para minimizar os acidentes. Mesmo pensamento tem o Cap Olival do Corpo de Bombeiros, que também é parceiro na campanha. “Aproveito o momento para parabenizar a Semav pela iniciativa, já que é muito necessário trabalhar na prevenção para diminuir seqüelas em razão de acidentes”, afirmou. Ainda representando a Polícia Militar, o Capitão PM Alessandro, da Polícia Rodoviária, dizendo que a educação para o trânsito trabalha no trinômio educação, policiamento e engenharia de tráfego, quando trabalhado em harmonia é comprovado estatisticamente que pode até eliminar os problemas ligados ao trânsito.

O vereador Valmir da Silva Pinto representou a Câmara Municipal. Em sua fala, disse da importância de ensinar os pequenos a conhecer e obedecer às leis de trânsito. “Não precisamos perder entes queridos para cumprir e respeitar as normas. Ser educado no trânsito é ter consciência da preservação de nossas vidas”.

O secretário da Semav, Oswaldo Bosquet, explicou que ‘a ONU (Organização das Nações Unidas), institui no Brasil a partir de 2011 a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, para reduzir o número de acidentes com mortes pela metade até 2021. O chefe de gabinete, Feiz Abbud afirmou que quanto maior for o engajamento da sociedade, maior será a difusão das informações e do alerta a condutores e pedestres.

Os alunos da Oficina de Educação para Trânsito do Programa Cidadescola fizeram a apresentação da música “Pare, Olhe e Siga” além de um jogral.

Para finalizar o evento, o Corpo de Bombeiros realizou uma simulação de um salvamento de um acidente com vítima presa em ferragens de um veículo, envolvendo 3 viaturas. Sob os olhos atentos dos alunos, das autoridades locais e da população, os bombeiros realizaram todos os procedimentos operacionais envolvendo um acidente automobilístico.

O movimento ‘Maio Amarelo’ contará com diversas ações durante o mês, para fortalecer o planejamento, divulgação e execução de ações de conscientização, como: blitz educativa, panfletagem em locais públicos, carreata, inserção da campanha na mídia, check-list veicular, apresentações artísticas, dentre outras. Veja a programação aqui.