A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Presidente Prudente receberá da franquia da Moviecom do município três projetores de película 35 milímetros (mm). De acordo com o controller da Moviecom, Rodrigo Dias Calman, as salas de cinema passam por um processo de digitalização. Assim sendo, ele explica que a empresa decidiu por doar as máquinas às prefeituras das cidades onde há cinema da Moviecom.

“Diante disso, conversamos com o Fábio [Nougueira – secretário da Secult] ele aceitou a doação. Além de não descartarmos as máquinas, pois daremos uma utilidade à elas, deixamos um registro da Moviecom no município”, destaca.

De acordo com Nougueira, será agendada uma reunião com o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ para que seja decidido pelo Governo onde os projetos serão utilizados. Segundo ele, será sugerido ao chefe do Executivo que um seja usado no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa’, do Centro Cultural Matarazzo.

“Essa doação é muito importante, pois Prudente terá a chance de ter três salas com projetos de 35mm, e sempre haverá filmes com tipo de reprodução em película. Talvez, podemos pensar até em destinar algum para um bairro, para que ele tenha um cinema profissional. Isso, sem dúvida, é um grande avanço para o Governo, é uma doação que recebemos com muita alegria. O poder público precisa dessas parcerias. Se fôssemos comprar os equipamentos talvez fosse inviável”, frisa.

O secretário da Cultura lembra que entidades com o Sesc, que é parceiro do Governo Municipal, já realizou atividades de cinema no Matarazzo e tiveram que alugar o equipamento. “Agora, não precisará mais alugar o projetor”, pontua, emendando que será estabelecido contato também com o diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), André Sturm. “Veremos se amplia a parceria com o MIS para esse tipo de formato, pois devem ter esse tipo de filme. A doação é um grande avanço e conquista, isso nos incentivará a fazer essa ideia de festival de cinema”, conclui.