Com o objetivo de acrescentar critérios objetivos para investir no setor, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou nesta semana uma nova metodologia para categorizar os municípios turísticos brasileiros. Tendo como base quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

A categorização adotada atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar objetivamente a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

De acordo com o chefe da pasta no município, Carlos Casagrande, a missão do MTur é reunir os municipais em categorias para facilitar a ações de políticas pública no setor. “Em 2012 fizemos o levantamento de todos atrativos turísticos, meios de hospedagens e demais serviços turísticos no qual enviamos para o Ministério Turismo e Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Após o recebimento, preenchemos os formulários para a criação do Mapa Turístico e Regionalização do Turismo, no qual nossa cidade faz parte do grupo B, na região ‘Sol do Oeste’”, informa.

O grupo B é formado por 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas pelo Ministério do Turismo, com localidades majoritariamente das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Integram o grupo outros 33 municípios paulistas, como Sorocaba e São José dos Campos.

O Mapa do Turismo Brasileiro – É o instrumento que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas do turismo definindo a área (ou recorte territorial) que deve ser trabalhada prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e sua última versão, de 2013, conta com 3.345 municípios, divididos em 303 regiões turísticas.