Teve continuidade nesta quinta-feira (18/12), na Câmara Municipal de Presidente Prudente, a apresentação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Hoje, o Governo, através da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) e a Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia S/S, empresa vencedora de licitação, apresentou o Projeto de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo Municipal de Prudente.

Segundo o diretor da empresa, Edson Marchioro, caso as mudanças apresentadas sejam implantadas, sendo construções de estações, mudança no modelo do transporte coletivo, corredor na Avenida Manoel Goulart, Prudente será uma nova cidade. “Historicamente Prudente, como a maioria dos municípios brasileiros até 200 mil habitantes, tem um modelo de transporte que chamamos de radial, ou seja, centro bairro e bairro centro o dia todo. Muita gente que não necessita ir ao centro vai por não ter alternativa. Quando a cidade passa de 150 mil habitantes, tem necessidade de trocar esse modelo e em Prudente confirmamos isso nas pesquisas”, expõe.

Marchioro diz também as pesquisas foram feitas em origem e destino e embarque e desembarque. A partir disso, ele afirma que foi constatado que 80% das pessoas vão ao centro por não haver alternativa de frota direta ao seu destino, enquanto que apenas 20% das pessoas que utilizam o transporte coletivo, de fato, necessitam ir ao centro da cidade.

“Com isso ficou claro que tem que se mudar o modelo radial para tronco alimentador, ou seja, existirão linhas troncais que vão percorrer determinada área da cidade, por isso a necessidade de fazer estações principais de integração física e tarifária, pois quando falamos em terminais estamos falando em integração física. Integração tarifária é a possibilidade de a Administração definir percursos que podem utilizar a mesma tarifa, o que é colocar dinheiro no bolso das pessoas, porque ao invés de utilizar quatro, seis tarifas, podem utilizar duas”, pontua.

O diretor da Edson Marchioro disse ainda que a otimização do transporte público refletirá em mudança de frota, o que, consequentemente, fará com que cada necessidade tenha o veículo correto. “Em transporte coletivo nossa busca é fazer o melhor transporte coletivo ao menor custo possível. É importante entender que ônibus não é táxi, o que leva porta a porta é táxi ou fretamento. Ônibus é transporte coletivo, tem que atender a maioria”, destaca.

Ainda durante a audiência pública, Marchioro lembrou que a concorrência pública será o final de todo processo e fará com que as regras, a fiscalização bem como a gestão do transporte sejam feitas de maneira pública. “Quem vier operar vai cumprir ordens, não é mais empresa que dirá qual horário vai aumentar, qual será retirado. Toda gestão será feita pela Semav”, conclui.