O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef) realizou, juntamente com o Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente (Sintrapp), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade, a representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria Izabel da Silva, definiu o momento como importante para discussão de políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência.

“É um espaço importante para que possamos, em conjunto com o governo, sociedade civil, pessoas com deficiências, as que não têm deficiência e suas famílias, discutir políticas públicas de inclusão desta população. Não é só o fato de ter uma deficiência física, sensorial ou mental, que exclui as pessoas, mas o modo como a sociedade encara, acolhe e se organiza para receber e incluir as pessoas com deficiência”, disse, parabenizando o Governo, a organização do evento e as militâncias que compareceram a Conferência.

Durante a reunião, que ocorreu no Centro Cultural Matarazzo e atrai mais de 80 pessoas, além da palestra que abordou o tema ‘Os Desafios na Implementação da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos’, foi realizado uma reunião plenária para apreciação e votação do novo regimento, bem como discussão dos 3 eixos temáticos e levantamento de propostas, e os eixos temáticos: Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional’; ‘Órgãos gestores e de instâncias de participação social’; e ‘Interação entre os poderes federados’.