A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente realizou, na manhã desta sexta-feira (29/05), no Plenário ‘Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia’, da Câmara Municipal, a audiência pública para prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano. Ao todo, somente de recursos próprios, o Governo investiu R$ 24.388.872,75, o que equivale a 19,15% e ultrapassa os 15% obrigatórios por Lei que sejam aplicados em Saúde. Em valores, a porcentagem superior à preconizada equivale a R$ 5.284.873,88.

Durante a audiência, que reuniu vereadores, representantes de departamentos vinculados a Sesau e munícipes prudentinos, o secretário da pasta, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, apresentou a planilha de receitas. Com os recursos repassados pelos governos Estadual e Federal, R$ 451.509,79 e R$ 8.973.546,92, respectivamente, e demais valores arrecadados pela própria secretaria, o total aplicado em saúde chega a R$ 34.176.754,39.

Ainda na audiência, o secretário revelou os principais investimentos da pasta no primeiro quadrimestre de 2015. Conforme ele, e segundo consta também em demonstrativo, foram: entregas da Academia da Saúde do Jardim Cambuci e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bela Vista; início da ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II (Caps-AD II) para Caps-AD III, que deverá funcionar 24h; andamento das construções das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Ana Jacinta e da Zona Norte; reforma e ampliação da ESF da Vila Marcondes, que será inaugurada no início de junho; início da construção da ESF do Jardim Maracanã e da unidade do Residencial Maré Mansa, entre outros.

Questionado sobre o atraso em algumas obras na área da saúde, como a do Jardim Leonor e das UPA’s do Ana Jacinta e Zona Norte, Cordeiro explicou que o mesmo se deu em razão do atraso no repasse do recurso por parte do Ministério da Saúde. Entretanto, afirmou que tudo começa a entrar na normalidade, já que parte do recurso para continuidade dos serviços da unidade da Zona Norte foi depositada no final de abril.

Por fim, o secretário expôs que trabalha há mais de 30 anos na Rede Municipal de Saúde. Assim, afirmou que nunca uma gestão investiu tanto na pasta quanto a atual, do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’. Exemplificando, Cordeiro citou a reforma de todas as unidades de saúde; aumento no número de ESF’s, sendo de 11 para 25, isso após o término da construção de mais cinco unidades; aquisição de 30 aparelhos de raio-x odontológico, sendo que antes havia apenas um; bem como citou premiações importantes, como o Brasil Sorridente e figurar entre as 15% cidades do Brasil com nota muito acima da média em relação a Programa Saúde da Família; entre outros destaques.

Vale lembrar que os dados apresentados na Audiência Pública referente ao primeiro quadrimestre ocorre em cumprimento a Lei Complementar 141/2012 (Lei de Responsabilidade Fiscal).