O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, acompanhado do vice-prefeito Marcos Vinha, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (26/03), a Estratégia de Saúde da Família ‘Dr. Yugo Morita’, no Residencial Bela Vista I. O ato solene contou com as presenças de familiares do homenageado, do titular da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, dos vereadores Natanael Gonzaga e Elza Alves Pereira, da equipe que trabalhará na unidade, além de demais secretários, profissionais da saúde, funcionários da Prefeitura e população local.

Durante a inauguração, o médico Josué de Toledo Godoy, amigo de Morita, falou em nome da família do homenageado. “Merecidamente ele recebe essa homenagem. Ele era o médico dos humildes e, provavelmente, em vida não aceitaria essa homenagem, por sua humildade e timidez. Prefeito e vereadores, essa homenagem é um presente aos familiares e colegas dele, estamos alegres e honrados”, enalteceu.

Ao fazer uso da palavra, em nome dos vereadores, Gonzaga parabenizou o Governo Municipal por mais uma obra e destacou as melhoras “consideráveis” em relação à saúde em Presidente Prudente. “A zona norte era uma região esquecida e hoje conta com diversos investimentos. Fico feliz com o trabalho do Tupã, do Marcos [Vinha] e do secretário de Saúde. Hoje a zona norte mudou”, ressaltou.

Já o secretário de Saúde lembrou que esta é a quinta ESF inaugurada durante a gestão do prefeito Tupã e que outras cinco estão em fase de construção. “O mais importante não é a quantidade, mas sim a qualidade. A equipe técnica aqui terá a mesma qualidade das demais”, pontuou, lembrando que Prudente, em relação à Saúde da Família, tinha 16% de cobertura e agora tem 44%. “Contando com as unidades convencionais, nos aproximamos de 80% de cobertura da população”, complementou.

Andrade disse ainda que o nome Yugo Morita foi indicado para ser o patrono da ESF desde o início das obras pelo vereador Ênio Perrone. Além disso, destacou a simplicidade de Morita e o bom atendimento que dava à população.

Em sua vez, o prefeito afirmou que Josué Godoy expressou bem o sentimento dos amigos e o respeito que a população tem pelo homenageado. Disse ainda que os funcionários da Secretaria de Saúde, bem como os homens públicos, devem se espelhar em Morita em razão de como o mesmo tratava a população. “Fica aqui registrada uma homenagem a uma pessoa que será lembrada eternamente. Toda vez que os familiares passaram por aqui, podem ter certeza que os funcionários estarão se espelhando nele”, frisou.

O chefe do Executivo disse que a intenção do Governo é oferecer estrutura física de qualidade aos funcionários para que os mesmos atendam bem a população. Sobre a inauguração da ESF no Bela Vista I, destacou ainda que a ideia é oferecer aos munícipes, dos mais variados bairros, conforto e agilidade. “O objetivo é fazer com que se desloquem cada vez menos. Por isso estamos inaugurando ESF e construindo creches, espaços esportivos, enfim. Obras de todos os segmentos nos novos conjuntos habitacionais”, concluiu.