Além dos que estão em fase de instalação, outros 20 espaços públicos já contam com tecnologia

Presidente Prudente vive um bom momento. Isso porque o Governo Municipal tem investido nas mais diversas áreas, como na saúde, com reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA); na educação, também com reforma e construção de escolas municipais de ensino infantil, conhecidas como creches, e de fundamental; além de investimento em obras de infraestrutura, mobilidade urbana e demais segmentos, sempre objetivando facilitar e melhorar a vida do cidadão prudentino.

Outro projeto da administração do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ que toma proporções maiores cada vez mais é o de sinal wifi gratuito em espaços públicos. Ao todo, Prudente já contabiliza com 20 locais. Até o final do ano, segundo informa a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), serão 26.

De acordo com o titular da pasta, Rogério Alessi, estão em fase de implantação os seguintes pontos: Balneário da Amizade, conjuntos habitacionais João Domingos e Mario Amato, Humberto Salvador, Praça Raposo Tavares e Vila Iti. “Os seis novos pontos obedecem a dois critérios. São eles: o técnico de possibilidade e o de viabilidade de acordo com número de habitantes da região e carência de sinal. Só no João Domingos são mais de mil casa que serão entregues [pelo Minha Casa Minha Vida], ou seja, vamos beneficiar muitas famílias”, destaca.

A exemplo de bairros longínquos que obedecem aos critérios e que já contam com o sinal wifi gratuito, ele cita o Conjunto Habitacional Ana Jacinta e os quatro distritos de Prudente, sendo Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão. “Conseguimos disponibilizar um quiosque na Praça da Juventude [Francisco Vinha] e também nos distritos. Hoje conseguimos levar Internet até Ameliópolis, que são mais de 50 quilômetros [km] de Prudente, distância essa que impede até a empresa de telefonia de levar este recurso até lá. Até então os moradores não tinham acesso a esse serviço, e hoje eles têm”, pontua, informando que a zona norte está praticamente coberta com wifi gratuito.

“Entendemos que é uma população mais distante do centro, que tem uma dificuldade técnica bastante grande para ter acesso a Internet. Além disso, é uma população mais carente que precisa deste ponto, pois colabora no lazer, entretenimento, estudos, busca de emprego, na qualificação, enfim. É uma forma de atrairmos a população aos espaços públicos para que ela também nos ajude a zelar por eles”, completa.

Conforme Alessi, tanto os seis novos pontos quanto os outros 20 já existentes na cidade, foram instalados de acordo com pedido do chefe do Executivo, que disse a Setec para priorizar o wifi gratuito em bairros mais distantes do centro onde os moradores têm dificuldade para acessar Internet.

O secretário enumera também todos os locais que já contem com sinal gratuito. São eles: Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão, dois pontos no Ana Jacinta, Brasil Novo, Centro Cultural Matarazzo, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) ‘Professor Samoel Brondi’, Cidade da Criança, Cohab, estádios municipais Caetano Peretti e Paulo Constantino, o Prudentão, Jardim Morada do Sol, Parque Aquático, Parque de Uso Múltiplo, Parque do Povo, Parque São Judas Tadeu, Praça 9 de Julho, Prefeitura e Terminal Rodoviário ‘Comendador José Lemes Soares’.

“O prefeito Tupã pediu para que cada secretaria desenvolvesse um projeto. A Setec apresentou o de pontos de Internet gratuita, e ele prontamente autorizou e preparou todas as condições para que a iniciativa pudesse ser viabilizada. Desde então tem sido um sucesso e a cada três ou quatro meses temos disponibilizado um ponto a mais. Hoje funcionando temos 20 pontos e até o final deste ano esperamos concluir mais seis pontos determinados pelo prefeito para atender a população em diversos bairros de Prudente”, conclui.