O mês de outubro já começou. E em Presidente Prudente ele ganha uma cor que o difere dos demais meses do ano. Isso porque, pela quinta vez consecutiva o município adere ao Movimento ‘Outubro Rosa’. E de acordo com a diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Maria Helena Veiga Silvestre, durante o mês todo haverá uma extensa programação.

A partir da próxima semana e até o final do mês, sempre as segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h30, haverá um grupo de mulheres no antigo prédio da Coordenadoria da Juventude, no Parque do Povo. No local, elas farão divulgação do ‘Outubro Rosa’. “Será um Comando Geral, onde faremos panfletagem e daremos orientações aos transeuntes. Além disso, aqueles que não conhecem, terão a oportunidade de conhecerem o movimento”, destaca.

Já na próxima terça-feira (7), haverá palestra no Rotary Sudoeste, a partir das 19h30. Na quinta (9), às 19h, tem a ação ‘Abrace essa Causa’, na Toledo Prudente Centro Universitário. No próximo sábado (11), das 9h às 12h, o Movimento ‘Outubro Rosa’ será divulgado no Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei. Esta ação será realizada novamente nos dias 18 e 25, no mesmo local e horário.

No dia 14, às 20h, o tema ‘Saúde da Mulher’ será abordado na Casa do Médico de Prudente. No dia 25, das 8h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) estarão de plantão para atender as prudentinas. No dia, todas poderão realizar a coleta do Papanicolau. Nas unidades haverá ainda distribuição de pedidos para mamografia. As interessadas devem procurar a mais próxima de sua residência e ir ao local com RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A ação da específica vem acontecendo diariamente nas UBS’s, porém no dia 25 tem o Dia D, onde as mulheres poderão procurar a unidade mais próxima de sua casa para fazerem a coleta do Papanicolau, o autoexame da mama e sairá de lá com a mamografia agendada, caso seja necessário. A partir da aquisição de mamografias [no ano passado], não existe mais uma demanda reprimida. Agora, com a ação da saúde diariamente não há mais a necessidade da aquisição de mamografias. O Estado e o Município conseguem dar conta da demanda que se apresenta no dia a dia”, destaca Maria Helena.

Encerrando a programação, nos dias 28 e 29, na Praça 9 de Julho, das 9h às 17h, a Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde estará estacionada no local com oferta de coleta de Papanicolau para as prudentinas.

Por fim, Maria Helena diz que o Movimento ‘Outubro Rosa’ em Prudente tomou proporções grandiosas. “Isso pode ser visto pelo fato de chegarmos na quinta edição e a cada ano com mais parcerias. Percebemos que a saúde da mulher tem sido olhada com mais cuidado, tanto pelas autoridades quanto pela própria mulher, que está se cuidando e buscando identificação no seu próprio corpo para qualquer peculiaridade que necessite de um cuidado diferenciado”, conclui.