Interessados em participar devem se inscrever pelo site; serão 80 vagas para cada atividade

A Vigilância Sanitária Municipal (VSM) informa que do dia 4 ao dia 7 de agosto haverá ações, em Presidente Prudente, alusivas ao ‘Dia D’ Nacional de Vigilância Sanitária. No primeiro dia, o tema abordado será ‘Boas práticas de Vigilância Sanitária para estabelecimentos de beleza e estética’. Já no dia 5, segundo dia da iniciativa, o encontro falará sobre ‘Gestão de segurança alimentar’.

No dia 6, o tema tratado será ‘Vigilância Sanitária e biossegurança em odontologia’. Por fim, na última ação, dia 7, será ‘Boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário de funcionamento de drogarias’. Segundo informações da VSM, todas as atividades serão no Centro Cultural Matarazzo, sempre a partir das 19h. O site para que os interessados se inscrevam para participar das ações é o http://www.saudepp.sp.gov.br/Saudepp/vigilancia/inscricao.aspx.

De acordo com a educadora de Saúde da VSM, Maria Clara Sahu, diariamente, para cada temática, serão oferecidas 80 vagas, “por isso os interessados devem se inscrever”. Segundo ela, a iniciativa é voltada, principalmente, a proprietários de comércios das áreas, bem como a trabalhadores. Entretanto, ela afirma que isso não impede que outras pessoas participem.

“O evento é direcionado a públicos específicos, no caso as pessoas que têm comércios nas áreas, como nos setores de beleza, alimentos, como ambulantes, donos de restaurantes, enfim. Todas as pessoas que desenvolvem atividades econômicas nas áreas de atuação da Vigilância Sanitária”. pontua.

Conforme Maria, o participante receberá instruções de como atuar em sua rotina de trabalho de acordo com as legislações de vigilância pertinentes a sua área. “Assim, ele se torna mais preparado para desenvolver sua atividade.

Ao participante, ele receberá instruções de como atuar na sua rotina de trabalho de acordo com as legislações de Vigilância pertinente a sua área. “Assim, ele se torna mais preparado para desenvolver sua atividade, pois as legislações têm o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento dando segurança sanitária para aquele tipo de trabalho ou serviço”, destaca.

Além de conhecimentos aos atuantes das temáticas abordadas, a educadora de Saúde diz que a população também ganha com a iniciativa, uma vez que a mesma terá mais segurança no serviço prestado, bem como no produto oferecido.

Ela diz ainda que o intuito do evento é mostrar aos participantes que a VSM não é um órgão de punição, mas sim de orientação e educação. “Ou seja, queremos enfatizar o papel educativo, levando informação para que a pessoa, ao receber o agente da vigilância, esteja totalmente adequada, uma vez que ela já foi capacitada”, explica, completando que haverá entrega de certificado de participação.

A iniciativa do Governo de Prudente conta com parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).