A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove de hoje (22) até quinta (26) a 7ª edição do Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no Salão do Limoeiro da Unoeste. Prudente sedia o evento por ser o pólo regional do programa, com abrangência de 91 representantes de 49 municípios da região, atendendo às normativas do da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).

Participaram da mesa de trabalhos na solenidade de abertura, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, o presidente da Câmara Municipal, Valmir da Silva Pinto, a dirigente regional de ensino, Naíde Videira Braga, a presidente do conselho municipal de Educação, Ana Lúcia Mendes Almeida e a coordenadora pedagógica responsável pelo evento, Daniele Ramos de Oliveira.

A coordenadora pedagógica fez uma restrospectiva do programa e falou da importância de se construir refletir sobre o processo inclusivo nas diversidades. “Esse Seminário acontece no Brasil desde 2003, na busca de desenvolvimento de sistemas inclusivos. Hoje a diversidade não se restringe só à educação especial, como podem perceber nos eixos a serem desenvolvidos nessa edição do Seminário”.

A secretária municipal de Educação, afirmou que a escola inclusiva acolhe a todos sem distinção “O caminho percorrido pelo representa um marco na mudança das políticas públicas de educação especial, superando o antigo modelo de escolas e classes especiais. É preciso assegurar os apoios necessários à participação de todos os alunos em igualdade de condições, seja quais forem suas dificuldades ou diferenças”.

Por sua vez, o presidente da Câmara deu as boas vindas a todos.“Esta é uma oportunidade valorosa que nos possibilita refletir sobre a temática da educação especial. E como mudou o papel da escola nesses últimos anos, não é mesmo? Hoje ela tem influência direta na formação do ser humano”, define.

A intensa programação do Seminário prevê palestras com especialistas, minicursos e mesas redondas, nos períodos manhã e tarde, que abordarão os seguintes temas: Educação para as Relações Étnicos-Raciais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos – Relações de gênero e diversidade sexual e Atendimento Educacional Especializado – AEE. A coordenadora Daniele adianta que os eixos que não se configuram nessa edição do Seminário estarão presentes na 8ª edição de 20 a 23 de outubro.

A expectativa é de que Seminário contribua para fortalecer e ampliar as ações de educação inclusiva envolvendo a comunidade na definição de políticas municipais de educação inclusiva, para a efetivação da escola para todos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação