A Prefeitura de Presidente Prudente oferece por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) o projeto Criança Cidadã, que consiste no atendimento especial no contraturno escolar com atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e culturais. O projeto encerrou o ano de 2010 totalizando 10.505 atendimentos às crianças e adolescentes com idade entre sete e 14 anos. As atividades são desenvolvidas em 11 núcleos de Presidente Prudente, que funcionam nos seguintes bairros: Augusto de Paula; Cambuci; Alexandrina; Morada do Sol; Ana Jacinta; Cedral; Sítio São Pedro; Sabará; Montalvão; Nochete e Vila Iti.

Conforme a auxiliar técnica do projeto, Maria Aparecida Tinto Josias, o atendimento às crianças varia de acordo com o mês. Segundo ela: em fevereiro deste ano foram 986 crianças atendidas; em março foram 999 crianças; em abril foram 1.117 crianças; em maio foram 1.008 crianças; em junho 1.002 e em julho foram 998 crianças. De acordo com a auxiliar técnica no mês de agosto houve uma redução no número de atendimentos, já que algumas crianças fizeram adesão ao projeto de educação integral Cidadescola. Em agosto foram registrados 898; em setembro foram 889; em outubro 876; em novembro foram 874. Por fim em dezembro foram 858 crianças atendidas.

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Simone Tomiazzi, o projeto Criança Cidadã visa a formação de um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, por meio da inserção cultural e social. Para alcançar a formação integral da criança, o projeto trabalha os seguintes eixos: família, escola e comunidade. “No decorrer do ano percebemos uma melhora no comportamento dos jovens, na convivência diária, além do desempenho escolar”, explica. “As crianças estão mais motivadas e interessadas em participar das atividades”, acrescenta.

Neste ano, o projeto Criança Cidadã ofereceu as seguintes oficinas: capoeira; teatro; música; circo; coral; violino; karatê, natação, aula de letramento, entre outras. Em relação às aulas de natação o projeto contou com a parceria do Sesi por meio do Programa Atleta do Futuro (PAF), que contemplou 530 crianças dos seguintes núcleos: Nochete; Morado do Sol; Cambuci; Montalvão; Alexandrina. Em 2010 será incluído o núcleo Sabará. A Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) através do Centro Esportivo Antônio Benites (Ceab) atende os núcleos Cedral e Vila Iti. Já as oficinas de música são realizadas por meio da parceria com o projeto Guri.

“Todas as oficinas escolhidas são resultados de um processo de reflexão e avaliação realizada pelos educadores junto às crianças, adolescentes e seus familiares”, explica. Ela acrescenta que a ação demonstra a participação de todos na construção da cidadania. Para o próximo ano, a novidade será a implantação das novas oficinas: hip hop; grafite; desenho e computação, além da ampliação da oficina de capoeira. As aulas no projeto Criança Cidadã terminaram no dia 22 de dezembro e serão retomadas no dia 3 de fevereiro.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO