Nesta sexta-feira (22/05) seria o prazo final da 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, vírus causador da gripe, porém, a campanha teve seu prazo prorrogado até 3 de junho nas cidades do estado de São Paulo, conforme a Secretaria da Saúde do Estado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, em Prudente, as 22 unidades de saúde que contam com sala de vacina estão com doses disponíveis à população que integra os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A previsão inicial é de que em Prudente, 42.328 mil pessoas devam tomar a dose. A população vacinada até o momento, separados por grupos, o de idosos atingiu 47%; crianças de seis meses a menores de cinco anos 32,37%. Já no grupo de gestantes, foram vacinadas 35,61% das prudentinas. Por fim, as puérperas, ou seja, aquelas que tiveram filhos em até 45 dias, 59,76% estão prevenidas contra a gripe. No município, foram vacinados 2.564 portadores de doenças crônicas.

“Pedimos para que a população procure as unidades de saúde mais próximas o quanto antes e realize a vacinação, já que ela demora até duas semanas para fazer efeito", salienta Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).

Fonte: PMPP