Nesta semana a Estratégia de Saúde da Família do São Pedro e Belo Horizonte realizaram atividades educativas para pacientes com diabetes que fazem uso de insulina diariamente.

No dia 29 de setembro e 02 de outubro, foram realizados grupos na ESF São Pedro, e no dia 01 de outubro na ESF Belo Horizonte.

Foram abordados temas como: armazenamento, dosagem correta e aplicação correta de insulina, bem como os cuidados para o descarte correto da agulha e fitas usadas na aplicação de insulina, esses temas ficou por conta da equipe de Farmácia de ambas as Estratégias. Já os cuidados com alimentação saudável para pacientes com diabetes ficou por conta do nutricionista do Núcleo de Apoio Saúde da Família, Raphael Alves Macedo Bongiovani.

Segundo Raphael, a prevalência de diabetes tem aumentado em proporções epidêmicas. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que aproximadamente 180 milhões de pessoas no mundo apresentam diabetes e, provavelmente, esse número será mais que o dobro em 2030. Os países em desenvolvimento são os que mais apresentam aumento de casos. A possível razão é a maior expectativa de vida da população, além dos maus hábitos alimentares e do sedentarismo.

O nutricionista ressalta a importância do trabalho em conjunto dos profissionais, assim conseguimos esclarecer as dúvidas dos pacientes, melhorando seu estado de saúde e qualidade de vida.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação