A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) informa que a coleta seletiva, realizada em Presidente Prudente pela Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis (Cooperlix), terá mudanças já a partir desta segunda-feira (05/10). Isso compreende apenas na rota dos caminhões que realizam o recolhimento do material.

A decisão foi tomada após estudos feitos pela parceria entre Semea, universidades Estadual Paulista (Unesp) e do Oeste Paulista (Unoeste) e Cooperlix, que levaram em consideração: revisão das rotas sobrepostas; abranger bairros ainda não atendidos; redefinição dos setores e rotineiros da coleta, entre outras problemáticas levantadas.

A partir dos problemas levantados no estudo, foram pensadas em soluções como: não haver coincidência com o dia da coleta de lixo normal; uma sequência de bairros e ruas de modo a evitar que o caminhão passe mais de uma vez em algum lugar; que a rota sempre termine perto de alguma avenida ou rua que permitam o fácil acesso a uma rodovia e posteriormente a Cooperlix; entre outras soluções.

Sendo assim, no cronograma de segunda-feira, foram incluídos os bairros: Rotta do Sol, Novo Prudentino, Ana Jacinta, Residencial Esmeralda, Imperial, Maré Mansa, Parque dos Tamburis, Terra Nova, Residencial Mart Ville, Muffato Max, Sumaré, conjuntos habitacionais José de Souza Reis e Marisa, José Rotta, Paraíso, Cambuci, Residencial Século XXI e Nova Prudente.

Na terça-feira, além dos já contemplados, agora haverá coleta seletiva também no: Santo Expedito, Residencial III Milênio, Panorâmico, Leonor, Minerva, Bela Vista, Cobral, Portinari, Porto Seguro Residence, São Geraldo, Servantes I e II, Jatobá, Ouro Verde, São Sebastião, Muffato Max, Damha III, Alto da Boa Vista, Higienópolis, Macuco, Formosinha, Golden Village, Quinta das Flores, Jardim das Rosas, Unesp, Senac, Marupiara, João Paulo II, Vila Liberdade e Caiçara.

Já na quarta-feira foram inseridos bairros no cronograma como: Damha II e I, Village Damha, Augusto de Paula, Humberto Salvador, Monte Rey, Watal Ishibashi, Brasil Novo, Novo Horizonte, Cremonezi, Bela Vista I e Tapajós.

Na quinta-feira haverá coleta seletiva também no: Sítio São Pedro, São Matheus, São Lucas, Porto Bello Residence, Iguaçu, Regina, Estoril, Inocoop, Residencial Moritz, Muffato Max, Morada do Sol, Francisco Belo Galindo, Alexandrina, Primavera, Castelo Branco, Vila Angélica, Jabaquara, Guanabara, Vale das Parreiras, Vila Operária, São Francisco, Marina, Brasil, Iti, Líder, Luxo, Alvorada, Itapura II e Itapuã.

No cronograma de sexta-feira também houve alteração. Agora, neste dia, além dos já atendidos, serão contemplados os bairros: parte do Jardim Aviação (sendo até a Rua 12 de Outubro), São Judas Tadeu, Jardim Paulista, Geni, Santa Helena, Charlote, Malaman, Vila Glória, Restaurante Guaíba, residenciais Marangoni e Tamoios, João Domingos Netto, Damha Belvenere, Parque dos Girassóis, Florenza, Nosaki, Porto Madero, Satélite, Damha II Ana Beatriz, outra parte do Aviação (sendo esta após a Rua 12 de Outubro), Dubus, Maristela, Lessa, Bosque e Vila Nova.

Serviço – Na matéria foram citados apenas os bairros incluídos em cada dia da semana. O cronograma completo, já que além destes a coleta contemplará os demais já atendidos, pode ser conferido aqui.