Nesta quarta-feira (23/04) teve início em Presidente Prudente a 16ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (Gripe). E logo nas primeiras horas o movimento era contínuo no Centro de Saúde I, conhecido como Palácio da Saúde. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves Silva, em relação a movimentação no Palácio da Saúde, não foi algo tumultuado, “mas teve fluxo grande o dia todo, principalmente por idosos”.

Sobre os idosos, Vânia diz que são sempre esses munícipes, que integram um dos seis grupos prioritários, os primeiros a comparecer. “Esperamos que a cada dia essas pessoas venham o quanto antes tomar a dose. Como são 14 dias para que o organismo forme os anticorpos, o quanto antes ela vir, mais rápido ela fica imune, já que estamos em um período do ano em que muita gente fica a gripada”, pontua.

A campanha, que teve início hoje, segue até o dia 9 de maio. Em Prudente, 49.229 integram os grupos prioritários. No de idosos são 28.570 munícipes; no de comorbidades são 7.774; no de crianças de dois a quatro anos são 7.447; enquanto que no de menores de seis meses a dois anos são 3.879. Já no de gestantes são 1.940; e no de puérperas, que são mulheres que tiverem bebê até 45 dias, são 319.