Evento segue até 26 de outubro. De segunda a sexta funcionará das 9h às 22h, e aos sábados e domingos das 14h às 22h

E até o dia 26 deste mês os munícipes de Presidente Prudente e região são contemplados com o maior evento literário do Oeste Paulista. Isso porque o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na manhã desta sexta-feira (17/10) a abertura oficial da quinta edição do Salão do Livro. O ato solene, promovido no Centro Cultural Matarazzo, local que neste ano sedia a iniciativa, reuniu autoridades e munícipes e contou com apresentação dos alunos e da Banda Marcial do Programa de Educação Integral Cidadescola.

Durante a abertura do Salão do Livro, o secretário de Cultura Fábio Nougueira agradeceu o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ , por acreditar na iniciativa, e afirmou que o evento já está consolidado como uma das maiores ações culturais da região paulista. “O Salão do Livro nasceu em 2010 e era um projeto ousado. O chefe do Executivo aprovou o evento mostrando uma visão do futuro. Todos os anos conseguimos aumentar o número de visitantes, o que comprova o sucesso da ação”, pontua, ressaltando que em 2013 foram 110 mil transeuntes e para esta edição são aguardados 120 mil. Ele aproveitou a oportunidade e agradeceu também a equipe da Secult, vereadores, secretário e a Spoladore Eventos, que organiza o iniciativa.

Ao fazer uso da palavra, o diretor da Spoladore Eventos, Claudio Spoladore, agradeceu o prefeito Tupã e o secretário de Cultura por confiarem a organização do Salão do Livro à empresa. “Em cinco anos trouxemos mais de 500 mil pessoas ao evento. Gostaríamos de agradecer também os expositores, pois muitos estão com a gente desde o início. Neste ano, aumentamos em 20% a área de exposição e temos certeza que será uma bela feira”, disse.

O presidente da Câmara, Valmir da Silva Pinto, que também participou do ato, afirmou que o número de participação nas edições do Salão do Livro comprova o sucesso do evento. Além disso, o legislativo lembrou ainda que Prudente figura entre as cidades com melhor gestão de cultura do Brasil.

Já o chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para parabenizar a Spoladore Eventos pela organização, os expositores pela confiança na cidade e o secretário de Cultura pela visão. “O Salão do Livro proporciona cultura e educação, que são fatores essenciais para o desenvolvimento do país. Podemos e devemos fazer um país melhor, esse é o dever do homem público”, destacou.

Por fim, disse ainda que o Governo Municipal através de parcerias tem procurado realizar eventos diferentes em Prudente de modo a fomentar a cidade como merece.

Além dos já citados, participaram do evento os vereadores Elza Alves Pereira, a Elza do Gás, José Carlos Roberto, o Café, Manoel Aparecido de Mendonça, o Cidão Mendonça, o subtenente do Tiro de Guerra, Robson José Rodrigues de Santana, o também representante da Spoladore, Nilton Carrara, os presidentes da Associação Comercial e Empresarial e do Sindicato do Comércio, Ricardo Anderson Ribeiro e Vitalino Crellis, respectivamente, a secretária de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, e demais secretários.

Vale lembrar que ao todo, são 33 estandes que comportam 24 expositores, os quais representam 400 editoras em um total de 60 mil livros. A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Cultura, conta com organização da Spoladore Eventos, apoio cultural do jornal O Imparcial e da Caixa Econômica Federal e parcerias das secretarias municipais de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Educação (Seduc), Saúde (SMS) e Instituto Nacional para Literatura e Cultura (INLC).