A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), confirma mais dois casos positivos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Os mesmos foram constatados no Jardim Paulista, sendo este autóctone, ou seja, contraído no município, e no Condomínio Dhama, sendo importado, isto é, vindo de outra cidade.

Com os dois novos casos, o órgão informa que Prudente chega a 23 registros autóctones e outros nove importados, o que totaliza 32 catalogações no município. Sobre as confirmações divulgadas hoje, o médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares, informa que ambos os cachorros foram entregues ao Centro de Zoonoses e já foram eutanasiados. “A amostra de sangue para exame dos dois cães foi colhida em clínica particular e confirmada no CCZ”, expõe.

De acordo com Soares, no Jardim Paulista havia sido feito o trabalho em torno da moradia em que o cão com leishmaniose morava. Já no Dhama ele informa que não. “Agora, vamos verificar a residência em que o animal morava e faremos a coleta de sangue dos cães do condomínio. Além disso, passaremos orientações aos munícipes”, pontua.

Sobre o andamento dos serviços, o médico veterinário responsável pelo CCZ informa que tanto a coleta de amostra de sangue canino quanto a chipagem foram concluídas nos jardins Carandá e Novo Bongiovani. Agora, segundo ele, será realizado plantão de atendimento neste sábado (04/10), das 9h às 15h, na Rua José Medina Rodrigues esquina com a Ernesto Rota. Este é para atender os cães dos munícipes que não estavam em sua residência quando as equipes dos órgãos passaram pelos bairros.