Evento terá ainda distribuição de pipoca, bexigas e kits de pintura aos pequenos

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Humberto Salvador, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), realizará neste domingo (11/10), das 8h ás 16h, o Mutirão ‘Saúde da Criança’ em alusão ao Dia das Crianças, lembrado nesta segunda-feira (12).

De acordo com a gerente da unidade, Patrícia Gonçalves, a intenção é fazer com que as crianças entre 2 e 11 anos passem por avalição médica no mínimo uma vez ao ano. “Todas que forem avaliadas, e tiverem necessidade, terão tratamento para verminose e pediculose [piolho], além da solicitação de exames laboratoriais”, informa.

Ela acrescenta que, além de atendimento médico, orientações de saúde bucal e brincadeiras, haverá ainda distribuição gratuita de pipoca, bexigas e kits de pintura às crianças. “O convite, para que as crianças participem, é apenas aos moradores dos bairros de abrangência de atendimento da ESF, que são Humberto Salvador, Augusto de Paula e os predinhos do Cobral”, pontua.

Conforme Patrícia, a ação visa atingir as crianças cujos pais não têm tempo para levá-las à unidade durante a semana pelo fato de trabalharem no horário de funcionamento da mesma. “Isso, muitas vezes, faz com que eles não consigam acompanhar o desenvolvimento dos filhos. A realização de exames laboratoriais é importante pelo fato de algumas vezes a criança não apresentar nada aparentemente e o exame de sangue, possivelmente, apresentar resultados importantes a respeito da saúde da criança”, afirma.

Além de ser um dia para que os pais acompanhem de perto a saúde da criança, a gerente da unidade garante que é um momento para estreitar o vínculo familiar. “Mais que isso, é uma demonstração de preocupação, mesmo que o pai ou a mãe não consigam estar sempre presentes”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação