A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulga, nesta sexta-feira (29/05), um novo balanço da Campanha Nacional Contra a Influenza em Presidente Prudente. Desde o início da iniciativa, 4 de maio, e até a última quarta-feira (27), 31.442 munícipes que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já haviam garantido a dose contra a gripe.

Em relação aos grupos, o de puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebês até 45 dias, é o que apresenta a porcentagem mais significativa, inclusive, com 80,49% de vacinadas, ou seja, 264 de um total de 328 nesta condição, é o único a atingir a meta preconizada pelo Ministério de Saúde, que é de 80%.

Em seguida, o grupo de idosos, com 19.989 vacinados, do total de 28.570, é o que garante a segunda maior porcentagem, com 69,96%. Já as gestantes, das 1.994, 1.106 tomaram a vacina, o que equivale a 55,47%. Por fim, entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos, que são 11.436 em Prudente, apenas 5.480 estão imunes contra a gripe, o que representa 51,07%. A VEM informa ainda que 4.243 pessoas com doenças crônicas foram vacinadas.

De acordo com a coordenadora do órgão, Vânia Maria Alves Silva, embora tenha havido a prorrogação da campanha, os números em Prudente ainda estão abaixo do esperado. “Os grupos de gestantes e crianças estão muito abaixo da meta. Com a prorrogação da iniciativa, já era pra termos números mais significativos. Na verdade, todos já deveriam estar vacinados, ou seja, imunes contra a gripe”, pontua.