O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil Erika Portella Rodrigues, no Jardim Itapuã. A solenidade, que contou com a presença de autoridades municipais, comunidade e familiares da homenageada, foi realizada na manhã deste sábado (16/08) e marca a inauguração da 7ª creche da atual administração. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou aos presentes que em 40 dias o Itapuã e o Itapura deverão ser contemplados com o maior Programa de Recapeamento da Malha Viária.

Dando sequência a solenidade, o pai da homenageada, Edson Portella, disse que a obra era esperada por todos os moradores do bairro e que será muito útil às famílias contempladas. Sobre a homenagem à sua filha, ele agradeceu o vereador autor do Projeto de Lei e falou estar lisonjeado pela lembrança. “Talvez existam outras pessoas mais importantes que mereçam homenagens. Mas este ato homenageia também outras famílias que tenham perdido uma filha batalhadora e estudiosa. Agradeço do fundo do coração”, relatou, emocionado.

Já o chefe do Executivo disse aos familiares da homenageada para terem fé e sempre lembrarem de Erika Portella como a jovem estudiosa e trabalhadora que foi. “Não existe dor maior para um pai e uma mãe do que perder um filho. Que Deus conforte sempre vocês. E espero que vejam a Erika como um anjo abençoando as crianças que vão estudar aqui”, pontuou.

O vereador e presidente da Câmara, Valmir da Silva Pinto, lembrou que Erika Rodrigues foi sua aluna e afirmou que a homenagem é merecida. Sobre a Escola de Educação Infantil, ele afirmou que é mais um avanço para educação em Prudente, que segundo as Nações Unidas é a 12ª melhor do Brasil. “Temos mais de 5 mil municípios no país e atingimos esse índice. Temos que enaltecer isso. O ditado que diz que é bom morar aqui é verdadeiro”, ressaltou.

Ao fazer uso da palavra, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Ondina Barbosa Gerbasi, lembrou que esta é a sétima creche e que logo outras duas devem ser entregues, sendo elas no Residencial São Paulo e Parque Girassóis. A secretária contou que até o final da administração do prefeito Tupã serão inauguradas 18 unidades, sendo 15 de Educação Infantil e outras três de Ensino Fundamental. Além disso, ela lembrou que até 2016 serão construídas 28 salas em escolas já existentes, cujo número, segundo ela, equivale a cinco creches. Do total citado, vale lembrar que oito já foram entregues.

“Hoje estamos fazendo história. E é um prazer imenso participar do marco de mais uma etapa da história da educação em Prudente”, expôs, lembrando ainda que até o final da atual gestão serão construídas também pelo Governo Municipal três unidades de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que posterior a construção serão entregues ao Estado, já que a responsabilidade da administração municipal é até o 5º ano do Ensino Fundamental. “Parabéns prefeito”, completou.

Por fim, o chefe do Executivo pontuou que o prefeito sempre irá procurar dar condições para que os educadores desenvolvam o trabalho da melhor maneira e afirmou que as obras em Prudente são resultantes de união de esforços. “Vamos lutar muito e trabalhar sem preguiça para darmos exemplo de que juntos podemos e devemos fazer uma cidade melhor”, concluiu.

A solenidade de inauguração da Escola Municipal Erika Portella Rodrigues contou também com apresentações de crianças do Programa de Educação Integral Cidadescola das oficinas de Canto Coral e Dança, sendo elas das escolas Ettore Marangoni e Vilma Alvarez, respectivamente, e da Banda Marcial do Cidadescola, composta por alunos e ex-alunos da Rede Municipal de Ensino. Além das autoridades municipais citadas e do pai da homenageada, marcaram presença na solenidade a mãe de Erika, Fátima Rodrigues, o tio Wilson Portella, bem como o diretor do Instituto SIM, Celso Divino Lemes, cujo órgão será responsável pela gestão compartilhada da unidade, e representantes da Construtora Tucanos, empresa responsável pela construção da escola.