Foi realizada nesta manhã (19/09) no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, a cerimônia para assinatura do convênio entre o Município e Instituições de Ensino Superior, que implementa o Programa ‘Jovens Acolhedores’ nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Pronto-Atendimentos Municipais. O acordo foi firmado pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e representantes das instituições de Presidente Prudente.

Instituído pelo atual chefe do Executivo em junho deste ano, através da Lei de nº 8.550/2014, o programa é destinado a qualificar a recepção dos pacientes das unidades que se dirigem aos serviços de saúde, proporcionando-lhes acolhimento humanitário e encaminhamento e orientação adequados. Nesta etapa, serão disponibilizadas 18 vagas a serem distribuídas nas UBS e Pronto-atendimentos da cidade.

Visando o desenvolvimento do programa, estiveram presentes na assinatura do termo Mayara Salles, assistente financeira da Toledo Prudente Centro Universitário, Maria Helena de Carvalho e Silva Bueno, representando a Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe), Silvia Alves Dutra de Souza, secretária adjunta de Saúde, Flaviane Olivette, diretora de recursos humanos da Secretaria Municipal de Administração, além do coordenador da Juventude, Juliano Borges. A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), também está inserida na parceria.

Segundo o acordo firmado, cabe à administração municipal repassar à instituição o valor de R$ 394,80 mensais, por participante, correspondente a contribuição para a mensalidade do curso acadêmico, cabendo às instituições desonerar o universitário, do valor correspondente ao repasse do município no pagamento das mensalidades escolares durante seu período de participação no Programa. A previsão de investimento é de R$ 85.276,80, provenientes de recursos próprios da Prefeitura, que também irá arcar com uniforme e vale transporte dos estudantes.

A implementação do programa deve ser feita com a participação de estudantes vinculados às instituições de ensino e que estejam cursando do primeiro ao penúltimo ano de qualquer área do conhecimento.

De acordo com o coordenador da Juventude, a adesão dos estudantes será pelo prazo de 12 meses com 25 horas semanais de prestação de atividades junto à clientela das unidades básicas e prontos atendimentos da saúde. “Em contrapartida, os universitários farão jus à bolsa de estudos mensal, correspondente ao valor da mensalidade do curso pactuado mediante convênio com a respectiva instituição de ensino, prestando os esclarecimentos necessários aos pacientes e familiares que chegam às unidades de saúde, indicando setores aos quais devem se dirigir e colocando-se à disposição para qualquer auxílio”, explicou.

Por sua vez, o chefe do Executivo afirmou que essa administração fez um grande investimento na estrutura física das unidades de saúde e que agora o foco é investir em recursos humanos. “Nossa intenção é que o cidadão seja recebido de forma adequada, então com esse projeto pretendemos humanizar o atendimento. Além disso, é uma forma de inserir o jovem no mercado de trabalho”, declarou.

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, serão responsáveis pela seleção e treinamento dos interessados e estão incumbidas de promover a organização, implantação e acompanhamento do desenvolvimento do Programa ‘Jovens Acolhedores’ nos serviços de saúde sob sua responsabilidade.

A inscrição será efetuada, pelos estudantes, por meio do acesso ao site: www.presidenteprudente.sp.gov.br. As vagas serão preenchidas por processo seletivo simplificado organizado pelo Município de Prudente. Tanto as inscrições e processo seletivo devem ocorrer em outubro deste ano.