A 21ª edição do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp), considerado um dos maiores festivais do Brasil, teve início oficialmente na noite dessa sexta-feira (21/11) em cerimônia realizada no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisboa’, no Centro Cultural Matarazzo. A abertura do evento reuniu, além do secretário de Cultura Fábio Nougueira, demais autoridades municipais, bem como o diretor geral do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc/SP), Danilo Miranda, a gerente do Sesc/Thermas Renata Salvador, entre outras personalidades e representantes de outros órgãos.

E após o lançamento, durante o fim de semana o Fentepp reserva uma extensa programação de espetáculos. Ainda hoje (22), às 20h, a Cia. Carroça de Mamulengos, de Juazeiro do Norte, Ceará, encena ‘Felinda’. Esta peça será no Parque do Povo. Já às 22h, no Teatro ‘Paulo Roberto Lisboa’, tem ‘Sabiás do Sertão’, com a Cia. Cênica de São José do Rio Preto, de São Paulo.

No domingo (23) a programação tem continuidade. Às 10h, o Fentepp será na feira livre da Avenida Manoel Goulart. No local será encenada pela Cia. de Teatro Vermelho, de Prudente, ‘A obra inacabada de Frida Khalo’. A Pivete Cia. De Arte, de Curitiba, apresenta a peça ‘Rato’ às 16h, 17h e 18h. As três apresentações serão no Parque do Povo. No Sesc/Thermas, às 20h, mais uma vez tem ‘Felinda’. No mesmo horário, no Teatro ‘Paulo Roberto Lisboa’, tem ‘Os sapatos que deixei pelo caminho’, com o Teatro do Kaos, de Cubatão, São Paulo. Encerrando a programação do dia, às 22h, a Cia. A Quatro Mãos, de Ribeirão Preto, São Paulo, apresenta ‘A rainha do rádio’, na Sala 2 do Matarazzo.

E na manhã de segunda-feira (24) o Fentepp volta a contemplar a cidade com apresentações. Às 10h e às 14h, no Teatro ‘Paulo Roberto Lisboa’, tem ‘O menino que mordeu Picasso’. Às 20h, na Sala 3 do Matarazzo, MiniCia Teatro, de São Paulo, apresenta ‘Acusação a uma atriz’. No mesmo horário, só que no Sesc/Thermas, tem ‘Dá licença minha gente’, pelo Grupo Teatral Cuturim, de Angra dos Reis, do Rio de Janeiro. Mais a noite, às 22h, na Sala 2 do Matarazzo, Cia. Carona, de Blumenau, Santa Catarina, encena ‘Das águas’.

Ações formativas – Paralelo aos espetáculos, ocorrem as ações formativas. Neste sábado, às 13h, a Sala de Cinema ‘Condessa Filomena Matarazzo, no Matarazzo, Evaldo Mocarzel, de São Paulo, realiza ‘Mostra de Cinema – O teatro e a cidade BR-3’. No domingo, às 17h, na Sala de Cinema do Matarazzo, tem ‘Mostra de Cinema – O teatro e a cidade hysteria’, por Mocarzel. Já às 19h, na Sala 3 do Matarazzo, tem o ‘Bate-papo – Processo curatorial do 21º Fentepp’.

Entradas e inscrições – Segundo informações do Sesc/Thermas, os espetáculos infantis são gratuitos. A retirada dos ingressos deve ser feita até às 18h, no Sesc, ou com até duas horas de antecedência do início da peça. Após os horários informados, caso restem ingressos, os mesmos poderão ser retirados no local da apresentação. Ainda segundo o Sesc, os espetáculos de rua são abertos ao público, os adultos e convidados custam R$ 17, a meia entrada R$ 8,50, sendo destinada a aposentados, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, estudantes, servidores de escola pública com comprovante e à classe teatral prudentina, também com comprovação. Para àqueles que possuem credencial plena do Sesc de São Paulo a entrada custa apenas R$ 5. Já para participar das ações formativas os interessados devem se inscrever no Sesc/Thermas.