A primeira assembleia do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) aconteceu nesta sexta-feira (22) no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisboa’, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

A mesa redonda começou às 9h com o tema: “O papel dos movimentos sociais e a mobilização contra todas as formas de antecipar a escolarização”, com os debatedores profª Dra. Elisabeth Gelli Yazzle da Unesp de Assis e Colaboradora do Núcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia, profº Ms. Peterson Rigatto, diretor de Emei de Piracicaba e Grupo Gestão (FPEI e MIEIB) e coordenação de Profª Dra. Maria Walburga dos Santos (UFSCar/FPEI).

No período da tarde, o assunto denominado “Currículo da educação infantil em observância nas diretrizes curriculares nacionais/ 2009 para a educação infantil”, foi exposto pelas profª Dra. Maristela Angotti da Unesp de Araraquara e a profª Dra. Suely Mello da Unesp de Marília, com a coordenação da profª Dra. Flavia Cristina Murbach da Fepei e Coordenadora Institucional do Ensino Superior.

Na primeira mesa redonda, Peterson defendeu o estímulo à criatividade ao mostrar duas imagens de crianças no ambiente escolar. “Essas crianças estão usando a mesa e a cadeira de um jeito considerado inadequado pelos professores, mas que na verdade é um exercício para a criatividade”.As imagens mostravam uma criança de pé, em cima da cadeira, e a outra pintando um cartaz com uma vassoura.

Para Peterson, alfabetizar com o a, e, i, o, u “não adianta mais”. “A criança é a protagonista e autora do conhecimento. Não há mais condições de ensinar a criança até o número 3 em uma época, e em outra, até o número 6.”

Além disso, o professor diz que o berçário tem que ser um local de descoberta de sensações: “Em algumas escolas, os professores colocam o móbile em uma altura que a criança não pode alcançar, o que a deixa frustrada. Experimente colocar o móbile em um lugar alto e tente pegar, vai até te dar dor no pescoço”.

De acordo com Márcia Satomi Tsuda, coordenadora pedagógica da Seduc e uma das organizadoras do evento em Prudente, o fórum foi criado para “possibilitar a discussão” de temáticas que norteiam a educação infantil, em específico ao que se refere no papel das políticas públicas.

É a primeira vez que o Fórum Estadual acontece na cidade. A organizadora afirma que esta é uma das metas da gestão atual, que é circular pelo interior para que os profissionais interessados na educação na infância possam participar.

Para Márcia, depois desse debate, as pautas deliberadas serão incorporadas no movimento do estado de São Paulo, que, por sua vez, levará a discussão paro o movimento nacional, e por fim, ao Ministério da Educação. “Então todas as pautas reivindicatórias serão encaminhadas ao ministro da Educação e aos outros responsáveis para que possamos garantir o atendimento de qualidade para o ensino infantil.”

A realização do evento é pelo FPEI e organização da coordenadora Marcia da supervisora da Seduc, Railda Barreto e Flavia Murbach de Barros, membros do Grupo Gestor, com a parceria do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região).

Segundo os organizadores, o FPEI convidou todos os profissionais do magistério da Educação Infantil, que incluem professores, educadores, dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos, supervisores, diretores, orientadores, pais e mães. (Colaboração – João Victor Guirado)